Origem do cinema

Você já assistiu algum filme nacional? Os primeiros filmes produzidos no Brasil possuem mais de cem anos de idade, sabia? Nessa aula de Arte vamos voltar para o passado e aprender sobre a origem do Cinema Brasileiro. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os primeiros filmes produzidos no Brasil foram realizados entre 1906 e 1911. Esses filmes eram divididos em quais tipos?

    A) Pousados e Comédia.

    B) Pousados e Cantados.

    C) Aventura e Comédia.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    A história do cinema é um tema fascinante, e pode ser trabalhado de forma muito didática em sala. É importante contextualizar o surgimento do cinema e sua evolução ao longo do tempo, desde os primeiros experimentos até os dias atuais. Além disso, é importante mostrar como o cinema se tornou uma das principais formas de expressão artística e cultural do mundo moderno. Para tornar a atividade mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como trechos de filmes clássicos e modernos, e discutir como a linguagem cinematográfica é utilizada para contar histórias e transmitir mensagens.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    Nesta atividade, vamos explorar a origem do cinema e entender como essa forma de arte se desenvolveu ao longo dos anos. O cinema é uma das formas mais populares de entretenimento e arte no mundo, e é importante que os alunos entendam como ele surgiu e como evoluiu até hoje. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A origem do cinema é um tema fascinante que permite aos estudantes explorar a história e a evolução da sétima arte. A atividade será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão estimulados a criar um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de filmes antigos e modernos, bem como curiosidades sobre a história do cinema. É importante destacar a importância do cinema na cultura mundial e como ele influenciou como vemos o mundo.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A atividade sobre "Origem do cinema" procura apresentar aos alunos a história do cinema, desde a sua origem até os dias atuais. O cinema é uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo em propagandas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    A atividade sobre "Origem do cinema" pretende apresentar aos alunos a história do cinema, desde suas primeiras formas de exibição até a sua evolução para a sétima arte. O cinema é uma das formas mais populares de arte e entretenimento em todo o mundo, e é importante que os alunos conheçam a sua história e evolução. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema. Durante a atividade, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a evolução das câmeras e a importância do cinema na cultura popular.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A história do cinema é um tema fascinante, e pode ser abordado de diversas formas em sala. Através da metodologia ativa Design Thinking, os alunos serão desafiados a criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas se relacionam com o cinema e como ele influencia suas vidas. Para isso, serão apresentados exemplos de filmes que marcaram época e como eles foram importantes para a evolução do cinema. A intenção é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: