Aula sobre Origem Do Cinema
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A atividade sobre "Origem do cinema" pretende apresentar aos alunos a história do cinema, desde suas primeiras formas de exibição até a sua evolução para a sétima arte. O cinema é uma das formas mais populares de arte e entretenimento em todo o mundo, e é importante que os alunos conheçam a sua história e evolução. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema. Durante a atividade, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a evolução das câmeras e a importância do cinema na cultura popular.
Etapa 1 - Contextualização
A atividade sobre "Origem do cinema" pretende apresentar aos alunos a história do cinema, desde suas primeiras formas de exibição até a sua evolução para a sétima arte. O cinema é uma das formas mais populares de arte e entretenimento em todo o mundo, e é importante que os alunos conheçam a sua história e evolução. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas ideias sobre o tema. Durante a atividade, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a evolução das câmeras e a importância do cinema na cultura popular.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do cinema na cultura popular. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com o cinema e a sua relação com a sétima arte.Etapa 3 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre a história do cinema, desde suas primeiras formas de exibição até a sua evolução para a sétima arte. Eles deverão fazer uma lista dos principais marcos históricos do cinema e apresentar para a turma.Etapa 4 - Esboçar
Com base nas informações pesquisadas, os alunos deverão esboçar um roteiro de um curta-metragem que retrate algum momento importante da história do cinema. Eles deverão apresentar suas ideias para o grupo e discutir as melhores formas de contar a história.Etapa 5 - Decidir
Os grupos deverão decidir qual ideia será utilizada para a produção do curta-metragem. Eles deverão justificar a escolha e apresentar um esboço do roteiro final.Etapa 6 - Prototipar
Com o roteiro finalizado, os alunos deverão produzir um storyboard do curta-metragem. Eles deverão desenhar as cenas principais e apresentar para a turma.Etapa 7 - Testar
Os grupos deverão apresentar o storyboard para a turma e receber feedbacks sobre a história e como ela foi contada. Eles deverão utilizar os feedbacks para aprimorar o roteiro e o storyboard.Etapa 8 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o processo de criação do curta-metragem e a importância do cinema na cultura popular.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do roteiro e do storyboard produzidos pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em receber e utilizar feedbacks para aprimorar o trabalho.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do cinema na cultura popular.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Fornecer feedbacks para os grupos e auxiliá-los na produção do roteiro e do storyboard.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a história do cinema.
- Esboçar um roteiro de um curta-metragem que retrate algum momento importante da história do cinema.
- Produzir um storyboard do curta-metragem e apresentar para a turma.