Aula sobre Origem Do Cinema
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A atividade sobre "Origem do cinema" procura apresentar aos alunos a história do cinema, desde a sua origem até os dias atuais. O cinema é uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo em propagandas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A atividade sobre "Origem do cinema" procura apresentar aos alunos a história do cinema, desde a sua origem até os dias atuais. O cinema é uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo em propagandas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e apresente um breve histórico sobre a origem do cinema. Em seguida, explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, internet, entre outros meios.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora terá 20 minutos para fazer perguntas e avaliar as apresentações. O grupo de observadores irá registrar as informações apresentadas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Em seguida, promova uma discussão sobre o tema e suas implicações.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos serão avaliados conforme a participação no debate, a qualidade dos argumentos apresentados, a capacidade de trabalhar em grupo e a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.Etapa 8 - Encerramento
Faça um breve resumo da atividade e agradecer a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de apresentação e defesa de ideias.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Capacidade de trabalhar em grupo.
- Habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Capacidade de apresentação e defesa de ideias.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Dividir os alunos em grupos e explicar suas funções.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a discussão em sala.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
- Trabalhar em grupo.
- Registrar as informações apresentadas.
- Analisar os elementos constitutivos das artes visuais.