Aula sobre Origem Do Cinema

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A atividade sobre "Origem do cinema" procura apresentar aos alunos a história do cinema, desde a sua origem até os dias atuais. O cinema é uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo em propagandas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A atividade sobre "Origem do cinema" procura apresentar aos alunos a história do cinema, desde a sua origem até os dias atuais. O cinema é uma forma de arte que está presente em nosso cotidiano, seja por meio de filmes, séries, documentários ou até mesmo em propagandas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensores e opositores, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e apresente um breve histórico sobre a origem do cinema. Em seguida, explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, internet, entre outros meios.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora terá 20 minutos para fazer perguntas e avaliar as apresentações. O grupo de observadores irá registrar as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Em seguida, promova uma discussão sobre o tema e suas implicações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme a participação no debate, a qualidade dos argumentos apresentados, a capacidade de trabalhar em grupo e a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça um breve resumo da atividade e agradecer a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e defesa de ideias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Capacidade de apresentação e defesa de ideias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Dividir os alunos em grupos e explicar suas funções.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a discussão em sala.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Trabalhar em grupo.
  • Registrar as informações apresentadas.
  • Analisar os elementos constitutivos das artes visuais.