Aula sobre Origem Do Cinema

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A história do cinema é um tema fascinante, e pode ser trabalhado de forma muito didática em sala. É importante contextualizar o surgimento do cinema e sua evolução ao longo do tempo, desde os primeiros experimentos até os dias atuais. Além disso, é importante mostrar como o cinema se tornou uma das principais formas de expressão artística e cultural do mundo moderno. Para tornar a atividade mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como trechos de filmes clássicos e modernos, e discutir como a linguagem cinematográfica é utilizada para contar histórias e transmitir mensagens.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A história do cinema é um tema fascinante, e pode ser trabalhado de forma muito didática em sala. É importante contextualizar o surgimento do cinema e sua evolução ao longo do tempo, desde os primeiros experimentos até os dias atuais. Além disso, é importante mostrar como o cinema se tornou uma das principais formas de expressão artística e cultural do mundo moderno. Para tornar a atividade mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como trechos de filmes clássicos e modernos, e discutir como a linguagem cinematográfica é utilizada para contar histórias e transmitir mensagens.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a história do cinema. É importante destacar a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Origens do cinema

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a origem do cinema e como ele evoluiu ao longo do tempo. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema. Ao final, cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi pesquisado.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Linguagem cinematográfica (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos deverão analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, iluminação e som. Utilize trechos de filmes clássicos e modernos para exemplificar cada elemento. Ao final, cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi analisado.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Gêneros cinematográficos

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre os principais gêneros cinematográficos, como drama, comédia, ação e suspense. Disponibilize materiais de pesquisa, como filmes e trailers, para que os alunos possam se aprofundar no tema. Ao final, cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi pesquisado.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir o que foi aprendido em cada estação e como isso se relaciona com a história do cinema. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o conteúdo e destaque a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações e na discussão em grupo.
  • Qualidade do resumo apresentado em cada estação.
  • Capacidade de analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Capacidade de relacionar os temas abordados com a história do cinema.
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a história do cinema.
  • Orientar as estações e estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Utilizar exemplos práticos para exemplificar os temas abordados.
  • Estimular a reflexão e a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e destacar a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e da discussão em grupo.
  • Pesquisar sobre os temas abordados em cada estação.
  • Analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
  • Relacionar os temas abordados com a história do cinema.
  • Apresentar os resultados de forma criativa e original.