Aula sobre Origem Do Cinema
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A história do cinema é um tema fascinante, e pode ser trabalhado de forma muito didática em sala. É importante contextualizar o surgimento do cinema e sua evolução ao longo do tempo, desde os primeiros experimentos até os dias atuais. Além disso, é importante mostrar como o cinema se tornou uma das principais formas de expressão artística e cultural do mundo moderno. Para tornar a atividade mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como trechos de filmes clássicos e modernos, e discutir como a linguagem cinematográfica é utilizada para contar histórias e transmitir mensagens.
Etapa 1 - Contextualização
A história do cinema é um tema fascinante, e pode ser trabalhado de forma muito didática em sala. É importante contextualizar o surgimento do cinema e sua evolução ao longo do tempo, desde os primeiros experimentos até os dias atuais. Além disso, é importante mostrar como o cinema se tornou uma das principais formas de expressão artística e cultural do mundo moderno. Para tornar a atividade mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como trechos de filmes clássicos e modernos, e discutir como a linguagem cinematográfica é utilizada para contar histórias e transmitir mensagens.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a história do cinema. É importante destacar a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.Etapa 3 - Estação 1 - Origens do cinema
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a origem do cinema e como ele evoluiu ao longo do tempo. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam se aprofundar no tema. Ao final, cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi pesquisado.Etapa 4 - Estação 2 - Linguagem cinematográfica (30 minutos)
Nesta estação, os alunos deverão analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, movimento de câmera, iluminação e som. Utilize trechos de filmes clássicos e modernos para exemplificar cada elemento. Ao final, cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi analisado.Etapa 5 - Estação 3 - Gêneros cinematográficos
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre os principais gêneros cinematográficos, como drama, comédia, ação e suspense. Disponibilize materiais de pesquisa, como filmes e trailers, para que os alunos possam se aprofundar no tema. Ao final, cada grupo deverá apresentar um resumo do que foi pesquisado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir o que foi aprendido em cada estação e como isso se relaciona com a história do cinema. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o conteúdo e destaque a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas estações e na discussão em grupo.
- Qualidade do resumo apresentado em cada estação.
- Capacidade de analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Capacidade de relacionar os temas abordados com a história do cinema.
- Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a história do cinema.
- Orientar as estações e estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Utilizar exemplos práticos para exemplificar os temas abordados.
- Estimular a reflexão e a discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade e destacar a importância do cinema como forma de expressão artística e cultural.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações e da discussão em grupo.
- Pesquisar sobre os temas abordados em cada estação.
- Analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Relacionar os temas abordados com a história do cinema.
- Apresentar os resultados de forma criativa e original.