Aula sobre Origem Do Cinema

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A origem do cinema é um tema fascinante que permite aos estudantes explorar a história e a evolução da sétima arte. A atividade será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão estimulados a criar um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de filmes antigos e modernos, bem como curiosidades sobre a história do cinema. É importante destacar a importância do cinema na cultura mundial e como ele influenciou como vemos o mundo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A origem do cinema é um tema fascinante que permite aos estudantes explorar a história e a evolução da sétima arte. A atividade será trabalhada com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão estimulados a criar um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de filmes antigos e modernos, bem como curiosidades sobre a história do cinema. É importante destacar a importância do cinema na cultura mundial e como ele influenciou como vemos o mundo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a aula, destacando a importância do cinema na cultura mundial. Os alunos serão estimulados a fazer perguntas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão um material prévio para estudo em casa, que pode ser um vídeo ou texto sobre a história do cinema. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esse mapa conceitual deve ser explicado pelo professor e feito em casa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Estimule o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Análise dos Elementos Constitutivos do Cinema

    Apresente os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, etc.) e como eles são aplicados no cinema. Os alunos serão estimulados a analisar filmes e identificar esses elementos.

  6. Etapa 6 - Criação de um Storyboard

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um storyboard para um curta-metragem. Eles deverão aplicar os elementos constitutivos do cinema e as ideias centrais e sub-ideias do mapa conceitual.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Storyboards

    Os grupos apresentarão seus storyboards para a turma. Estimule o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a atividade destacando a importância do cinema na cultura mundial e como ele influenciou como vemos o mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais no cinema.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um storyboard.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Aplicação correta dos elementos constitutivos do cinema no storyboard criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação do storyboard para a turma.
  • Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula.
  • Apresentar os elementos constitutivos das artes visuais no cinema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e do storyboard.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o material prévio para a aula.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Analisar os elementos constitutivos do cinema em filmes.
  • Criar um storyboard em grupo.
  • Apresentar o storyboard para a turma.