Origem do museu

Nessa aula de Arte vamos descobrir a origem dos museus. Legal, né? Caderno e caneta na mão, e vem aprender!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que apresenta as seguintes informações:

    1. Prática de guardar objetos;
    2. Coleções de objetos da nobreza europeia;
    3. Instituição pública.

    A) 1. Colecionismo; 2. Gabinetes de curiosidades; 3. Museus.

    B) 1. Colecionismo; 2. Gabinetes de cozinha; 3. Museus.

    C) 1. Gabinetes de cozinha; 2. Casa; 3. Baú de curiosidades.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles se tornaram importantes espaços para a preservação e exposição de obras de arte. Serão discutidos exemplos de museus famosos e como eles contribuem para a cultura e a história. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles evoluíram ao longo do tempo. Professor, você pode contextualizar o tema abordando a importância dos museus na preservação da história e cultura de um povo, bem como a sua relevância para a sociedade atual; utilizar exemplos práticos de museus famosos, como o Louvre, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu de Arte de São Paulo, para demonstrar como os museus são importantes para a preservação da história e cultura. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Origem do museu" utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Vamos criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas se relacionam com os museus e como podemos torná-los mais acessíveis e interessantes para todos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a história dos primeiros museus e como eles evoluíram ao longo do tempo.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A aula sobre a origem do museu é importante para que os alunos compreendam a importância dos museus na preservação da história e da cultura de um povo. Além disso, é uma oportunidade para conhecerem a história dos museus, desde sua origem até os dias atuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um template de design sprint, com as etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para poderem compreender melhor a importância dos museus na sociedade.
    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A aula sobre a origem do museu tem como objetivo apresentar aos alunos a história dos museus e sua importância para a preservação e difusão da cultura. Você, professor, pode contextualizar o tema mostrando exemplos de museus famosos, como o Louvre em Paris, o MoMA em Nova York, o MASP em São Paulo, entre outros. Também é importante destacar a importância dos museus para a preservação da história e da cultura de um país. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    A aula sobre "Origem do museu" tem como objetivo apresentar aos alunos a história da criação dos museus e sua importância na preservação e difusão da cultura e arte. É importante que os alunos entendam que os museus são espaços de aprendizagem e que eles podem ser visitados para conhecer mais sobre a história e a cultura de diferentes povos. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: