Origem do museu
Nessa aula de Arte vamos descobrir a origem dos museus. Legal, né? Caderno e caneta na mão, e vem aprender!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa que apresenta as seguintes informações:
- Prática de guardar objetos;
- Coleções de objetos da nobreza europeia;
- Instituição pública.
Atividade completaA)
1. Colecionismo; 2. Gabinetes de curiosidades; 3. Museus.B) 1. Colecionismo; 2. Gabinetes de cozinha; 3. Museus.
C) 1. Gabinetes de cozinha; 2. Casa; 3. Baú de curiosidades.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles se tornaram importantes espaços para a preservação e exposição de obras de arte. Serão discutidos exemplos de museus famosos e como eles contribuem para a cultura e a história. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles evoluíram ao longo do tempo. Professor, você pode contextualizar o tema abordando a importância dos museus na preservação da história e cultura de um povo, bem como a sua relevância para a sociedade atual; utilizar exemplos práticos de museus famosos, como o Louvre, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu de Arte de São Paulo, para demonstrar como os museus são importantes para a preservação da história e cultura. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.Atividade completa5. Design Thinking:
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Origem do museu" utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Vamos criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas se relacionam com os museus e como podemos torná-los mais acessíveis e interessantes para todos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a história dos primeiros museus e como eles evoluíram ao longo do tempo.Atividade completa6. Design Sprint:
A aula sobre a origem do museu é importante para que os alunos compreendam a importância dos museus na preservação da história e da cultura de um povo. Além disso, é uma oportunidade para conhecerem a história dos museus, desde sua origem até os dias atuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um template de design sprint, com as etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para poderem compreender melhor a importância dos museus na sociedade.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A aula sobre a origem do museu tem como objetivo apresentar aos alunos a história dos museus e sua importância para a preservação e difusão da cultura. Você, professor, pode contextualizar o tema mostrando exemplos de museus famosos, como o Louvre em Paris, o MoMA em Nova York, o MASP em São Paulo, entre outros. Também é importante destacar a importância dos museus para a preservação da história e da cultura de um país. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Gamificação:
A aula sobre "Origem do museu" tem como objetivo apresentar aos alunos a história da criação dos museus e sua importância na preservação e difusão da cultura e arte. É importante que os alunos entendam que os museus são espaços de aprendizagem e que eles podem ser visitados para conhecer mais sobre a história e a cultura de diferentes povos. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema.Atividade completa
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