Aula sobre Origem Do Museu

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre a origem do museu é importante para que os alunos compreendam a importância dos museus na preservação da história e da cultura de um povo. Além disso, é uma oportunidade para conhecerem a história dos museus, desde sua origem até os dias atuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um template de design sprint, com as etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para poderem compreender melhor a importância dos museus na sociedade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente à turma o tema e explique a importância dos museus na preservação da história e da cultura de um povo. Se possível, compartilhe exemplos de museus e suas respectivas áreas de atuação.

  2. Etapa 2 - Entender (20 minutos)

    Organize os alunos em grupos e oriente que realizem uma pesquisa sobre a origem dos museus e como eles surgiram ao longo da história.

  3. Etapa 3 - Esboçar (20 minutos)

    Os alunos irão criar um esboço de como seria um museu ideal para eles.

  4. Etapa 4 - Decidir (20 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo e decidir quais as características mais importantes que um museu deve ter.

  5. Etapa 5 - Prototipar (30 minutos)

    Os alunos irão criar um protótipo de um museu ideal, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Testar (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir as características mais importantes de cada um.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula, reforçando a importância dos museus na sociedade e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo;
  • Criatividade e originalidade na criação do protótipo do museu ideal;
  • Coerência e consistência nas características escolhidas para o museu ideal;
  • Capacidade de argumentação e defesa das ideias apresentadas;
  • Clareza e objetividade na apresentação do protótipo do museu ideal.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos museus na sociedade;
  • Orientar os alunos em todas as etapas do processo;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo;
  • Concluir a aula, reforçando a importância dos museus na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a origem dos museus e como eles surgiram ao longo da história;
  • Criar um esboço de como seria um museu ideal para eles;
  • Discutir em grupo e decidir quais as características mais importantes que um museu deve ter;
  • Criar um protótipo de um museu ideal, utilizando materiais disponíveis em sala de aula;
  • Apresentar o protótipo do museu ideal para a turma e discutir as características mais importantes de cada um.