Aula sobre Origem Do Museu
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula sobre a origem do museu é importante para que os alunos compreendam a importância dos museus na preservação da história e da cultura de um povo. Além disso, é uma oportunidade para conhecerem a história dos museus, desde sua origem até os dias atuais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um template de design sprint, com as etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para poderem compreender melhor a importância dos museus na sociedade.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente à turma o tema e explique a importância dos museus na preservação da história e da cultura de um povo. Se possível, compartilhe exemplos de museus e suas respectivas áreas de atuação.Etapa 2 - Entender (20 minutos)
Organize os alunos em grupos e oriente que realizem uma pesquisa sobre a origem dos museus e como eles surgiram ao longo da história.Etapa 3 - Esboçar (20 minutos)
Os alunos irão criar um esboço de como seria um museu ideal para eles.Etapa 4 - Decidir (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo e decidir quais as características mais importantes que um museu deve ter.Etapa 5 - Prototipar (30 minutos)
Os alunos irão criar um protótipo de um museu ideal, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.Etapa 6 - Testar (20 minutos)
Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir as características mais importantes de cada um.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula, reforçando a importância dos museus na sociedade e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo;
- Criatividade e originalidade na criação do protótipo do museu ideal;
- Coerência e consistência nas características escolhidas para o museu ideal;
- Capacidade de argumentação e defesa das ideias apresentadas;
- Clareza e objetividade na apresentação do protótipo do museu ideal.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos museus na sociedade;
- Orientar os alunos em todas as etapas do processo;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo;
- Concluir a aula, reforçando a importância dos museus na sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a origem dos museus e como eles surgiram ao longo da história;
- Criar um esboço de como seria um museu ideal para eles;
- Discutir em grupo e decidir quais as características mais importantes que um museu deve ter;
- Criar um protótipo de um museu ideal, utilizando materiais disponíveis em sala de aula;
- Apresentar o protótipo do museu ideal para a turma e discutir as características mais importantes de cada um.