Aula sobre Origem Do Museu
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Origem do museu" utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Vamos criar um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas se relacionam com os museus e como podemos torná-los mais acessíveis e interessantes para todos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a história dos primeiros museus e como eles evoluíram ao longo do tempo.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente à turma o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Em seguida, organize os alunos em grupos de 4 a 6 pessoas.Etapa 2 - Mapa de Empatia (30 minutos)
Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre como as pessoas se relacionam com os museus. O mapa deve conter os campos: "O que elas pensam sobre?", "O que elas falam e fazem sobre?", "Desafios" e "Potencialidades".Etapa 3 - Apresentação dos Mapas (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma e discutir as principais conclusões.Etapa 4 - História dos Museus (30 minutos)
Compartilhe a história dos primeiros museus e como eles evoluíram ao longo do tempo. Se possível, apresente exemplos de museus famosos no Brasil e no mundo e pergunte se os alunos conhecem e já visitaram algum deles.Etapa 5 - Brainstorming (30 minutos)
Cada grupo irá realizar um brainstorming para pensar em ideias de como tornar os museus mais acessíveis e interessantes para todos. As ideias devem ser anotadas em um papel.Etapa 6 - Apresentação das Ideias (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma e discutir as principais conclusões.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Realize uma conclusão sobre a aula e incentive os alunos a visitarem museus e aplicarem as ideias discutidas em suas visitas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
- Desenvolver a capacidade de empatia e compreensão das necessidades do outro.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa em todas as etapas da aula;
- Qualidade do mapa de empatia e das ideias apresentadas no brainstorming;
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking;
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas da aula;
- Fazer intervenções pontuais para orientar e estimular a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Demonstrar capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.