Aula sobre Origem Do Museu

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Origem do museu" tem como objetivo apresentar aos alunos a história da criação dos museus e sua importância na preservação e difusão da cultura e arte. É importante que os alunos entendam que os museus são espaços de aprendizagem e que eles podem ser visitados para conhecer mais sobre a história e a cultura de diferentes povos. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente o tema "Origem do museu" e explique à turma a importância dos museus na preservação e difusão da cultura e arte.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação de um jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos deverão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema. Você, professor, poderá fornecer algumas perguntas para ajudar na criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o seu jogo para a turma e os demais grupos jogarão.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre o tema

    Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão sobre o tema e as perguntas abordadas nos jogos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula

    Os alunos farão uma reflexão sobre a aula e o que aprenderam sobre a origem dos museus.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo de tabuleiro;
  • Promover a aprendizagem sobre a história e a importância dos museus na preservação e difusão da cultura e arte;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de síntese.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento na criação do jogo de tabuleiro;
  • Qualidade das perguntas e ações no jogo de tabuleiro;
  • Participação na discussão sobre o tema;
  • Qualidade da reflexão sobre a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos museus;
  • Dividir os alunos em grupos para a criação do jogo de tabuleiro;
  • Fornecer perguntas para ajudar na criação do jogo;
  • Conduzir a discussão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro;
  • Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma;
  • Participar da discussão sobre o tema;
  • Fazer a reflexão sobre a aula.