Aula sobre Origem Do Museu
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula sobre "Origem do museu" tem como objetivo apresentar aos alunos a história da criação dos museus e sua importância na preservação e difusão da cultura e arte. É importante que os alunos entendam que os museus são espaços de aprendizagem e que eles podem ser visitados para conhecer mais sobre a história e a cultura de diferentes povos. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Professor, apresente o tema "Origem do museu" e explique à turma a importância dos museus na preservação e difusão da cultura e arte.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação de um jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos deverão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre o tema. Você, professor, poderá fornecer algumas perguntas para ajudar na criação do jogo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará o seu jogo para a turma e os demais grupos jogarão.Etapa 5 - Discussão sobre o tema
Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão sobre o tema e as perguntas abordadas nos jogos.Etapa 6 - Reflexão sobre a aula
Os alunos farão uma reflexão sobre a aula e o que aprenderam sobre a origem dos museus.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo de tabuleiro;
- Promover a aprendizagem sobre a história e a importância dos museus na preservação e difusão da cultura e arte;
- Promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de síntese.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento na criação do jogo de tabuleiro;
- Qualidade das perguntas e ações no jogo de tabuleiro;
- Participação na discussão sobre o tema;
- Qualidade da reflexão sobre a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos museus;
- Dividir os alunos em grupos para a criação do jogo de tabuleiro;
- Fornecer perguntas para ajudar na criação do jogo;
- Conduzir a discussão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro;
- Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma;
- Participar da discussão sobre o tema;
- Fazer a reflexão sobre a aula.