Aula sobre Origem Do Museu

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre a origem do museu tem como objetivo apresentar aos alunos a história dos museus e sua importância para a preservação e difusão da cultura. Você, professor, pode contextualizar o tema mostrando exemplos de museus famosos, como o Louvre em Paris, o MoMA em Nova York, o MASP em São Paulo, entre outros. Também é importante destacar a importância dos museus para a preservação da história e da cultura de um país. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e sua importância para a preservação da cultura e da história. Se possível, compartilhe exemplos de museus famosos e sua importância para a sociedade.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos (10 minutos)

    Organize os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor irá defender a importância dos museus, o grupo opositor irá argumentar contra a importância dos museus, a banca julgadora irá avaliar os argumentos e o grupo de observadores irá acompanhar o debate e anotar pontos importantes.

  4. Etapa 4 - Debate (50 minutos)

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater o tema. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala (20 minutos)

    Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula sobre os argumentos apresentados e a importância dos museus para a sociedade.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar (30 minutos)

    Como atividade complementar, os alunos poderão criar um pequeno museu em sala de aula, com objetos e informações sobre a história e a cultura de sua região.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando a importância dos museus e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
  • Respeito às opiniões divergentes;
  • Criatividade na atividade complementar;
  • Envolvimento e interesse durante toda a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância para a sociedade;
  • Dividir os alunos em grupos e explicar suas funções;
  • Acompanhar o debate e orientar os alunos quando necessário;
  • Conduzir a discussão em sala de aula após o debate;
  • Estimular a criatividade dos alunos na atividade complementar.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar seus argumentos;
  • Participar ativamente do debate;
  • Respeitar as opiniões divergentes;
  • Criar um pequeno museu em sala de aula;
  • Demonstrar interesse e envolvimento durante toda a aula.