Aula sobre Origem Do Museu
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre a origem do museu tem como objetivo apresentar aos alunos a história dos museus e sua importância para a preservação e difusão da cultura. Você, professor, pode contextualizar o tema mostrando exemplos de museus famosos, como o Louvre em Paris, o MoMA em Nova York, o MASP em São Paulo, entre outros. Também é importante destacar a importância dos museus para a preservação da história e da cultura de um país. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema e sua importância para a preservação da cultura e da história. Se possível, compartilhe exemplos de museus famosos e sua importância para a sociedade.Etapa 2 - Divisão dos grupos (10 minutos)
Organize os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.Etapa 3 - Preparação dos grupos (30 minutos)
Cada grupo terá um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo defensor irá defender a importância dos museus, o grupo opositor irá argumentar contra a importância dos museus, a banca julgadora irá avaliar os argumentos e o grupo de observadores irá acompanhar o debate e anotar pontos importantes.Etapa 4 - Debate (50 minutos)
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater o tema. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor.Etapa 5 - Discussão em sala (20 minutos)
Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula sobre os argumentos apresentados e a importância dos museus para a sociedade.Etapa 6 - Atividade complementar (30 minutos)
Como atividade complementar, os alunos poderão criar um pequeno museu em sala de aula, com objetos e informações sobre a história e a cultura de sua região.Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula reforçando a importância dos museus e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar opiniões divergentes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate;
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
- Respeito às opiniões divergentes;
- Criatividade na atividade complementar;
- Envolvimento e interesse durante toda a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância para a sociedade;
- Dividir os alunos em grupos e explicar suas funções;
- Acompanhar o debate e orientar os alunos quando necessário;
- Conduzir a discussão em sala de aula após o debate;
- Estimular a criatividade dos alunos na atividade complementar.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar seus argumentos;
- Participar ativamente do debate;
- Respeitar as opiniões divergentes;
- Criar um pequeno museu em sala de aula;
- Demonstrar interesse e envolvimento durante toda a aula.