Aula sobre Origem Do Museu

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles se tornaram importantes espaços para a preservação e exposição de obras de arte. Serão discutidos exemplos de museus famosos e como eles contribuem para a cultura e a história. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e trabalharão em atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a origem dos museus. Sugerimos que sejam discutidos exemplos de museus famosos e como eles contribuem para a cultura e a história.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações (90 minutos)

    Organize a turma em 4 grupos, que corresponderão às 4 estações da rotação. Eles deverão permanecer na estação correspondente durante um tempo determinado, realizando a atividade, e, em seguida, seguir para a próxima.

    Estação 1 - Vídeo (30 minutos)

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história dos museus e responderão a um questionário sobre o conteúdo apresentado.

    Estação 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos farão uma pesquisa sobre a história de um museu específico e criarão um cartaz com informações sobre sua origem, acervo e importância cultural.

    Estação 3 - Debate (30 minutos)

    Os alunos participarão de um debate sobre a importância dos museus na preservação e exposição de obras de arte. Serão discutidos exemplos de obras de arte que foram perdidas ou destruídas ao longo da história e como os museus contribuem para evitar que isso aconteça novamente.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma síntese das atividades realizadas e incentive os alunos a visitarem museus em suas cidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um cartaz informativo sobre um museu específico;
  • Promover o debate e a reflexão sobre a importância dos museus na preservação e exposição de obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade do cartaz criado na Estação 2;
  • Contribuição significativa no debate realizado na Estação 3;
  • Respostas corretas no questionário sobre o vídeo assistido na Estação 1;
  • Interesse e curiosidade demonstrados durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades propostas;
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante o debate;
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e incentivá-los a visitar museus em suas cidades;
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre o museu escolhido e criar um cartaz informativo;
  • Contribuir para o debate sobre a importância dos museus na preservação e exposição de obras de arte;
  • Assistir ao vídeo e responder corretamente ao questionário proposto;
  • Demonstrar interesse e curiosidade durante a aula.