Aula sobre Origem Do Museu
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a origem dos museus. Sugerimos que sejam discutidos exemplos de museus famosos e como eles contribuem para a cultura e a história.Etapa 2 - Rotação por Estações (90 minutos)
Organize a turma em 4 grupos, que corresponderão às 4 estações da rotação. Eles deverão permanecer na estação correspondente durante um tempo determinado, realizando a atividade, e, em seguida, seguir para a próxima.Estação 1 - Vídeo (30 minutos)
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história dos museus e responderão a um questionário sobre o conteúdo apresentado.
Estação 2 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos farão uma pesquisa sobre a história de um museu específico e criarão um cartaz com informações sobre sua origem, acervo e importância cultural.
Estação 3 - Debate (30 minutos)
Os alunos participarão de um debate sobre a importância dos museus na preservação e exposição de obras de arte. Serão discutidos exemplos de obras de arte que foram perdidas ou destruídas ao longo da história e como os museus contribuem para evitar que isso aconteça novamente.
Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma síntese das atividades realizadas e incentive os alunos a visitarem museus em suas cidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras;
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um cartaz informativo sobre um museu específico;
- Promover o debate e a reflexão sobre a importância dos museus na preservação e exposição de obras de arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade do cartaz criado na Estação 2;
- Contribuição significativa no debate realizado na Estação 3;
- Respostas corretas no questionário sobre o vídeo assistido na Estação 1;
- Interesse e curiosidade demonstrados durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos durante a realização das atividades propostas;
- Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante o debate;
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e incentivá-los a visitar museus em suas cidades;
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Realizar a pesquisa sobre o museu escolhido e criar um cartaz informativo;
- Contribuir para o debate sobre a importância dos museus na preservação e exposição de obras de arte;
- Assistir ao vídeo e responder corretamente ao questionário proposto;
- Demonstrar interesse e curiosidade durante a aula.