Aula sobre Origem Do Museu

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles evoluíram ao longo do tempo. Professor, você pode contextualizar o tema abordando a importância dos museus na preservação da história e cultura de um povo, bem como a sua relevância para a sociedade atual; utilizar exemplos práticos de museus famosos, como o Louvre, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu de Arte de São Paulo, para demonstrar como os museus são importantes para a preservação da história e cultura. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema da aula, explicando a origem dos museus e sua importância na preservação da história e cultura. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem da discussão.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Disponibilize aos alunos um material sobre a origem dos museus e sua evolução ao longo do tempo. Organize-os em grupos e oriente que estudem o material e façam anotações sobre os pontos mais importantes.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento (20 minutos)

    Proponha uma roda de conversa, em que os alunos tenham a oportunidade de compartilhar as suas anotações e percepções sobre o conteúdo estudado. Se necessário, medie o momento com perguntas orientações ou pontuações sobre algum tema ainda pouco desenvolvido.

  4. Etapa 4 - Atividade prática (30 minutos)

    Convide os alunos a criarem um museu imaginário, com objetos e obras de arte que representem a cultura e história de um povo. Eles deverão apresentar suas criações para a turma e explicar a importância de cada objeto escolhido.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula, reforçando a importância dos museus na preservação da história e cultura, e incentivando os alunos a visitarem museus em suas cidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc;
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de um museu imaginário;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade das anotações feitas sobre o conteúdo;
  • Criatividade e originalidade na criação do museu imaginário;
  • Capacidade de apresentação e argumentação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do museu imaginário;
  • Concluir a aula reforçando a importância dos museus na preservação da história e cultura.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Estudar o conteúdo e apresentar os principais pontos de maneira objetiva e clara;
  • Criar um museu imaginário original e criativo;
  • Apresentar suas criações para a turma de forma clara e objetiva.