Aula sobre Origem Do Museu
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos serão apresentados à origem dos museus e como eles evoluíram ao longo do tempo. Professor, você pode contextualizar o tema abordando a importância dos museus na preservação da história e cultura de um povo, bem como a sua relevância para a sociedade atual; utilizar exemplos práticos de museus famosos, como o Louvre, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu de Arte de São Paulo, para demonstrar como os museus são importantes para a preservação da história e cultura. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, introduza o tema da aula, explicando a origem dos museus e sua importância na preservação da história e cultura. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem da discussão.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)
Disponibilize aos alunos um material sobre a origem dos museus e sua evolução ao longo do tempo. Organize-os em grupos e oriente que estudem o material e façam anotações sobre os pontos mais importantes.Etapa 3 - Compartilhamento (20 minutos)
Proponha uma roda de conversa, em que os alunos tenham a oportunidade de compartilhar as suas anotações e percepções sobre o conteúdo estudado. Se necessário, medie o momento com perguntas orientações ou pontuações sobre algum tema ainda pouco desenvolvido.Etapa 4 - Atividade prática (30 minutos)
Convide os alunos a criarem um museu imaginário, com objetos e obras de arte que representem a cultura e história de um povo. Eles deverão apresentar suas criações para a turma e explicar a importância de cada objeto escolhido.Etapa 5 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula, reforçando a importância dos museus na preservação da história e cultura, e incentivando os alunos a visitarem museus em suas cidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc;
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de um museu imaginário;
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Qualidade das anotações feitas sobre o conteúdo;
- Criatividade e originalidade na criação do museu imaginário;
- Capacidade de apresentação e argumentação.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
- Orientar os alunos na criação do museu imaginário;
- Concluir a aula reforçando a importância dos museus na preservação da história e cultura.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Estudar o conteúdo e apresentar os principais pontos de maneira objetiva e clara;
- Criar um museu imaginário original e criativo;
- Apresentar suas criações para a turma de forma clara e objetiva.