Origem do teatro

Vamos estudar Teatro nessa aula de Arte. Você sabe o que é teatro? Confira o vídeo!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa apresenta duas funções teatrais?

    A) O responsável por escrever uma peça de teatro é chamado de figurinista e as pessoas que encenam são atores.

    B) O responsável por escrever uma peça de teatro é chamado de figurinista e as pessoas que encenam são cenógrafos.

    C) O responsável por escrever uma peça de teatro é chamado de dramaturgo e as pessoas que encenam são atores.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O teatro é uma das mais antigas formas de arte que conhecemos. Ele surgiu há mais de 2.500 anos na Grécia Antiga e desde então tem sido uma forma importante de expressão artística e cultural em todo o mundo. Nesta aula, os alunos conhecerão a origem do teatro e entenderão como ele evoluiu ao longo do tempo. Será utilizada a metodologia ativa _Design Sprint_ para criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
    Atividade completa
  4. 4. Cultura Maker:

    A aula de hoje visa apresentar aos alunos a origem do teatro, sua evolução e importância na sociedade. O teatro é uma forma de arte cujo objetivo é entreter, emocionar e transmitir mensagens importantes para a sociedade. Ele pode ser encontrado em diversas formas, como peças teatrais, filmes, novelas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão incentivados a criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os eles possam investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre a origem do teatro visa apresentar aos alunos a história do teatro, desde sua origem na Grécia Antiga até os dias atuais. O teatro é uma forma de arte que utiliza a expressão corporal e vocal para contar histórias e transmitir mensagens. O tema pode ser encontrado em peças teatrais, filmes, séries, novelas e até mesmo em jogos de RPG. Nesta aula, a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O teatro é uma forma de arte que existe há milhares de anos e tem sido uma parte importante da cultura de muitos países. O objetivo desta aula é que os alunos aprendam sobre a história do teatro e como ele evoluiu ao longo do tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Isso ajudará os alunos a desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação, além de incentivá-los a se envolverem mais na aula.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    Nesta aula, os alunos conhecerão a origem do teatro, desde a Grécia Antiga até os dias atuais. O teatro é uma forma de arte com o poder de emocionar, entreter e educar. Ele pode ser encontrado em diversas formas, como peças teatrais, musicais, cinema, televisão e até mesmo em jogos de interpretação. A metodologia utilizada será o _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    O teatro é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana. Desde a Grécia Antiga, o teatro tem sido utilizado como uma forma de contar histórias, transmitir mensagens e emocionar o público. Nesta aula, os alunos conhecerão a origem do teatro e como ele evoluiu ao longo do tempo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem diferentes funções teatrais e discutam os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: