Aula sobre Origem Teatro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O teatro é uma forma de arte que existe há milhares de anos e tem sido uma parte importante da cultura de muitos países. O objetivo desta aula é que os alunos aprendam sobre a história do teatro e como ele evoluiu ao longo do tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Isso ajudará os alunos a desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação, além de incentivá-los a se envolverem mais na aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a origem do teatro, explicando como ele surgiu e como evoluiu ao longo do tempo. Em seguida, divida os alunos em grupos e entregue a tarefa de pesquisar sobre um período específico da história do teatro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre o período que lhes foi atribuído. Eles devem procurar informações sobre as peças de teatro, os autores, os atores e as técnicas usadas na época.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em seus grupos para discutir o que aprenderam em suas pesquisas. Eles devem compartilhar suas descobertas e discutir como o teatro mudou ao longo do tempo.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação como _O__rganização do grupo_, _C__onstrução dos argumentos_, _A__presentação e_ _c__omunicação_, _D__esempenho geral_, que devem ser preenchidos com uma nota em uma escala de 1 a 5. Eles devem discutir e concordar sobre os critérios de avaliação e como eles serão usados.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas descobertas e seu template de avaliação por pares para a turma. Eles devem explicar o que aprenderam e como chegaram às suas conclusões. Em seguida, os outros grupos preencherão o template de avaliação por pares para avaliar as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o que os alunos aprenderam sobre a origem do teatro e como ele evoluiu ao longo do tempo. Eles também discutirão como a metodologia _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__rojetos_ ajudou a tornar a aula mais envolvente e didática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Incentivar a comunicação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Conduzir a introdução e a discussão final.
  • Monitorar o progresso dos alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Fornecer orientação e feedback aos alunos durante a criação do template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o período atribuído.
  • Discutir e compartilhar suas descobertas em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas descobertas e seu template de avaliação por pares para a turma.
  • Avaliar os outros grupos usando o template de avaliação por pares.