Aula sobre Origem Teatro

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula de hoje visa apresentar aos alunos a origem do teatro, sua evolução e importância na sociedade. O teatro é uma forma de arte cujo objetivo é entreter, emocionar e transmitir mensagens importantes para a sociedade. Ele pode ser encontrado em diversas formas, como peças teatrais, filmes, novelas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão incentivados a criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os eles possam investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância do teatro na sociedade e como ele pode ser encontrado em diversas formas. Mostre exemplos de peças teatrais, filmes, novelas, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação da fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a origem do teatro

    Os grupos deverão pesquisar sobre a origem do teatro, sua evolução e importância na sociedade. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Os grupos deverão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, abordando os temas pesquisados. Cada parte deverá conter textos, imagens e ilustrações relacionados ao tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando os temas abordados e como foi o processo de criação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, incentive uma discussão em grupo sobre as diferentes funções teatrais e os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do teatro na sociedade e como a metodologia ativa _Cultura Maker_ pode ser utilizada para desenvolver habilidades importantes nos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e criação em grupo.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do teatro na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Coerência e qualidade das informações apresentadas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação da fanzine.
  • Concluir a aula reforçando a importância do teatro na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a origem do teatro.
  • Criar a fanzine em grupo.
  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes funções teatrais e os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Participar e colaborar em grupo.