Aula sobre Origem Teatro
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A aula de hoje visa apresentar aos alunos a origem do teatro, sua evolução e importância na sociedade. O teatro é uma forma de arte cujo objetivo é entreter, emocionar e transmitir mensagens importantes para a sociedade. Ele pode ser encontrado em diversas formas, como peças teatrais, filmes, novelas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão incentivados a criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os eles possam investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância do teatro na sociedade e como ele pode ser encontrado em diversas formas. Mostre exemplos de peças teatrais, filmes, novelas, entre outros.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação da fanzine.Etapa 3 - Pesquisa sobre a origem do teatro
Os grupos deverão pesquisar sobre a origem do teatro, sua evolução e importância na sociedade. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Criação da fanzine
Os grupos deverão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, abordando os temas pesquisados. Cada parte deverá conter textos, imagens e ilustrações relacionados ao tema.Etapa 5 - Apresentação das fanzines
Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando os temas abordados e como foi o processo de criação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, incentive uma discussão em grupo sobre as diferentes funções teatrais e os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância do teatro na sociedade e como a metodologia ativa _Cultura Maker_ pode ser utilizada para desenvolver habilidades importantes nos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e criação em grupo.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância do teatro na sociedade.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Coerência e qualidade das informações apresentadas na fanzine.
- Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade de comunicação e apresentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Dividir a turma em grupos.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Orientar e auxiliar os grupos na criação da fanzine.
- Concluir a aula reforçando a importância do teatro na sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a origem do teatro.
- Criar a fanzine em grupo.
- Apresentar a fanzine para a turma.
- Discutir em grupo sobre as diferentes funções teatrais e os desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
- Participar e colaborar em grupo.