Aula sobre Origem Teatro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O teatro é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana. Desde a Grécia Antiga, o teatro tem sido utilizado como uma forma de contar histórias, transmitir mensagens e emocionar o público. Nesta aula, os alunos conhecerão a origem do teatro e como ele evoluiu ao longo do tempo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem diferentes funções teatrais e discutam os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia _Rotação por estações_. Em seguida, divida os alunos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teatro Grego

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o teatro grego e responder a algumas perguntas sobre a origem do teatro. Em seguida, eles irão criar uma pequena cena teatral inspirada no teatro grego.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Teatro Medieval

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o teatro medieval e responder a algumas perguntas sobre essa época. Em seguida, eles irão criar uma pequena cena teatral inspirada no teatro medieval.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Teatro Contemporâneo

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o teatro contemporâneo e responder a algumas perguntas sobre essa época. Em seguida, eles irão criar uma pequena cena teatral inspirada no teatro contemporâneo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das cenas

    Cada grupo irá apresentar a cena criada em sua estação para a turma. Incentive a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as cenas e as épocas teatrais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância do teatro na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenas teatrais.
  • Incentivar a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as épocas teatrais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação das cenas teatrais.
  • Coerência e fidelidade histórica na representação das épocas teatrais.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Capacidade dos alunos em refletir sobre a importância do teatro na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Incentivar a discussão e reflexão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Criar cenas teatrais criativas e originais.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Refletir sobre a importância do teatro na sociedade.
  • Apresentar as cenas criadas para a turma.