Aula sobre Origem Teatro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O teatro é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana. Desde a Grécia Antiga, o teatro tem sido utilizado como uma forma de contar histórias, transmitir mensagens e emocionar o público. Nesta aula, os alunos conhecerão a origem do teatro e como ele evoluiu ao longo do tempo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos investiguem e experimentem diferentes funções teatrais e discutam os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia _Rotação por estações_. Em seguida, divida os alunos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Teatro Grego
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o teatro grego e responder a algumas perguntas sobre a origem do teatro. Em seguida, eles irão criar uma pequena cena teatral inspirada no teatro grego.Etapa 3 - Estação 2 - Teatro Medieval
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o teatro medieval e responder a algumas perguntas sobre essa época. Em seguida, eles irão criar uma pequena cena teatral inspirada no teatro medieval.Etapa 4 - Estação 3 - Teatro Contemporâneo
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o teatro contemporâneo e responder a algumas perguntas sobre essa época. Em seguida, eles irão criar uma pequena cena teatral inspirada no teatro contemporâneo.Etapa 5 - Apresentação das cenas
Cada grupo irá apresentar a cena criada em sua estação para a turma. Incentive a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as cenas e as épocas teatrais.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância do teatro na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenas teatrais.
- Incentivar a discussão sobre as diferenças e semelhanças entre as épocas teatrais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Criatividade e originalidade na criação das cenas teatrais.
- Coerência e fidelidade histórica na representação das épocas teatrais.
- Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Capacidade dos alunos em refletir sobre a importância do teatro na sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Incentivar a discussão e reflexão sobre o tema.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
- Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Criar cenas teatrais criativas e originais.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Refletir sobre a importância do teatro na sociedade.
- Apresentar as cenas criadas para a turma.