Aula sobre Origem Teatro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre a origem do teatro visa apresentar aos alunos a história do teatro, desde sua origem na Grécia Antiga até os dias atuais. O teatro é uma forma de arte que utiliza a expressão corporal e vocal para contar histórias e transmitir mensagens. O tema pode ser encontrado em peças teatrais, filmes, séries, novelas e até mesmo em jogos de RPG. Nesta aula, a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_ será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Em seguida, peça que os alunos pesquisam sobre a história do teatro e assistam a vídeos sobre o assunto em casa.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, reúna os alunos em grupos para discutir o que pesquisaram e criar um resumo sobre a história do teatro. Auxilie os grupos na organização das informações.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resumos

    Cada grupo irá apresentar seu resumo para a turma. Comente e complemente as informações.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade a seguir.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Reúna os alunos em grupos para discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo e como isso se aplica ao teatro.

  6. Etapa 6 - Apresentação das discussões

    Cada grupo irá apresentar suas discussões para a turma. Comente e complemente as informações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar e experimentar diferentes funções teatrais.
  • Estimular a reflexão sobre os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação de um resumo sobre a história do teatro.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação das discussões sobre os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Participação geral na aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_.
  • Auxiliar os alunos na organização das informações.
  • Comentar e complementar as informações apresentadas pelos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história do teatro e assistir a vídeos sobre o assunto em casa.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um resumo sobre a história do teatro.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar das discussões sobre os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.