Orquestra

Uma orquestra é um agrupamento instrumental, formado por vários músicos que tocam diversos instrumentos. Já ouviu alguma? Vamos conhecer mais sobre elas nessa aula de Arte.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Uma orquestra é um grupo de músicos que interpretam obras musicais com vários instrumentos. Cada instrumento faz parte de uma família. Quais são as 4 famílias de instrumentos musicais de uma orquestra?

    A) Família dos arcos, das pedras, dos metaleiros e dos acrílicos.

    B) Família das cordas, das madeiras, dos metais e da pedras.

    C) Família das cordas, das madeiras, dos metais e da percussão.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela pode ser encontrada em diferentes contextos, como na TV, no rádio, em shows, em filmes e até mesmo nas ruas. A orquestra é um exemplo de como a música pode ser produzida em conjunto, com diferentes instrumentos e vozes, criando uma harmonia única. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra, seus instrumentos e como eles se complementam para criar uma música única. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    A música é uma arte que encanta e emociona as pessoas há milhares de anos, formada por um grupo de músicos que tocam juntos, cada um com um instrumento diferente, criando uma harmonia única. Ela é um exemplo de como a música pode ser trabalhada em conjunto, mostrando que cada instrumento é importante para a construção de uma melodia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra e seus diferentes instrumentos, além de desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apresentação através da metodologia ativa _Estudo de_ _c__aso_.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A orquestra é um grupo musical composto por instrumentos de diferentes famílias, como cordas, sopros, metais e percussão. Ela é uma das formas mais complexas e completas de música, capaz de produzir uma grande variedade de sons e sensações. A orquestra pode ser encontrada em diversas situações, desde apresentações musicais em teatros e concertos até em trilhas sonoras de filmes e séries. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer melhor a orquestra e suas características, bem como a desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que incentiva a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A orquestra é um conjunto musical composto por instrumentos de cordas, sopros, percussão e teclados. Ela é capaz de produzir uma grande variedade de sons e efeitos, e é muito utilizada em diversos gêneros musicais, como a música clássica, o jazz e a música popular. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra e seus instrumentos, além de desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a _Design Sprint_, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A orquestra é um conjunto musical composto por diversos instrumentos, que juntos produzem uma harmonia única e emocionante. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações de música clássica, trilhas sonoras de filmes e até mesmo em shows de rock. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra e seus instrumentos, além de desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os alunos serão apresentados ao tema orquestra, que é um conjunto de músicos que tocam diferentes instrumentos musicais em conjunto. A orquestra é um elemento importante na música clássica, mas também pode ser encontrada em outros gêneros musicais. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: