Aula sobre Orquestra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural da humanidade. Ela pode ser encontrada em diferentes contextos, como na TV, no rádio, em shows, em filmes e até mesmo nas ruas. A orquestra é um exemplo de como a música pode ser produzida em conjunto, com diferentes instrumentos e vozes, criando uma harmonia única. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra, seus instrumentos e como eles se complementam para criar uma música única. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é uma orquestra e seus instrumentos. Mostre aos alunos um vídeo curto sobre o assunto para introduzir o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que os músicos pensam e sentem?", "O que eles escutam?", "O que eles falam e fazem?", "O que eles veem?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor o que é uma orquestra e como ela funciona.

  3. Etapa 3 - Identificação dos instrumentos

    Os alunos irão identificar os diferentes instrumentos que compõem uma orquestra, suas características e como eles se complementam. Apresente exemplos práticos, como a diferença entre um violino e um violoncelo.

  4. Etapa 4 - Experimentação dos instrumentos

    Os alunos terão a oportunidade de experimentar alguns dos instrumentos da orquestra, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Oriente-os sobre como segurar e tocar os instrumentos.

  5. Etapa 5 - Criação de uma música em grupo

    Divida os alunos em grupos para criar uma música utilizando os instrumentos que experimentaram na etapa anterior. O objetivo é que eles possam entender como os diferentes instrumentos se complementam para criar uma harmonia única.

  6. Etapa 6 - Apresentação das músicas

    Cada grupo irá apresentar a música que criou para a turma. Oriente-os sobre como apresentar a música e como valorizar a contribuição de cada instrumento.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação

    Peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e avaliar o seu próprio desempenho. Oriente-os sobre como fazer uma avaliação construtiva e como utilizar o feedback para melhorar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade de apreciação da estética musical.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação dos diferentes instrumentos da orquestra e suas características.
  • Criação de uma música em grupo que utilize os diferentes instrumentos da orquestra.
  • Apresentação da música com valorização da contribuição de cada instrumento.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula e avaliação do próprio desempenho.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Demonstrar e orientar os alunos na experimentação dos instrumentos da orquestra.
  • Orientar os grupos na criação e apresentação da música.
  • Orientar os alunos na reflexão e avaliação do próprio desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar os diferentes instrumentos da orquestra e suas características.
  • Trabalhar em grupo na criação da música.
  • Apresentar a música com valorização da contribuição de cada instrumento.
  • Refletir sobre o aprendido na aula e avaliar o próprio desempenho.