Aula sobre Orquestra
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A música é uma arte que encanta e emociona as pessoas há milhares de anos, formada por um grupo de músicos que tocam juntos, cada um com um instrumento diferente, criando uma harmonia única. Ela é um exemplo de como a música pode ser trabalhada em conjunto, mostrando que cada instrumento é importante para a construção de uma melodia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra e seus diferentes instrumentos, além de desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apresentação através da metodologia ativa _Estudo de_ _c__aso_.
Etapa 1 - Apresentação da orquestra e seus instrumentos
Apresente a orquestra e seus diferentes instrumentos, mostrando como cada um contribui para a harmonia da música. Apresente exemplos de diferentes estilos musicais que utilizam a orquestra.Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema
Divida os alunos em grupos e deverão escolher um tema relacionado à orquestra para apresentar no _Estudo de_ _c__aso_.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma, como “A falta de valorização da orquestra na contemporaneidade” ou “O difícil acesso aos instrumentos devido ao seu alto valor”.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado. Estimule a criatividade dos alunos durante o processo.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, além de pensar em possíveis soluções. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar suas conclusões. Estimule a participação de todos.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e pensar em ações que possam contribuir com a disseminação da informação. Além disso, oriente os alunos na criação de um infográfico com informações sobre a orquestra e seus instrumentos, além de apresentar as conclusões do _Estudo de_ _c__aso_ realizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de apreciação da estética musical.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em sala de aula.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Qualidade da apresentação do _Estudo de_ _c__aso_ e do infográfico produzido.
Ações do professor
- Apresentar a orquestra e seus instrumentos.
- Orientar os grupos durante as etapas do _Estudo de_ _c__aso_.
- Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado à orquestra para apresentar no _Estudo de_ _c__aso_.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados e informações.
- Criar um infográfico com informações sobre a orquestra e apresentar as conclusões do _Estudo de_ _c__aso_.