Aula sobre Orquestra

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A música é uma arte que encanta e emociona as pessoas há milhares de anos, formada por um grupo de músicos que tocam juntos, cada um com um instrumento diferente, criando uma harmonia única. Ela é um exemplo de como a música pode ser trabalhada em conjunto, mostrando que cada instrumento é importante para a construção de uma melodia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a orquestra e seus diferentes instrumentos, além de desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apresentação através da metodologia ativa _Estudo de_ _c__aso_.

  1. Etapa 1 - Apresentação da orquestra e seus instrumentos

    Apresente a orquestra e seus diferentes instrumentos, mostrando como cada um contribui para a harmonia da música. Apresente exemplos de diferentes estilos musicais que utilizam a orquestra.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Divida os alunos em grupos e deverão escolher um tema relacionado à orquestra para apresentar no _Estudo de_ _c__aso_.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma, como “A falta de valorização da orquestra na contemporaneidade” ou “O difícil acesso aos instrumentos devido ao seu alto valor”.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado. Estimule a criatividade dos alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, além de pensar em possíveis soluções. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar suas conclusões. Estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e pensar em ações que possam contribuir com a disseminação da informação. Além disso, oriente os alunos na criação de um infográfico com informações sobre a orquestra e seus instrumentos, além de apresentar as conclusões do _Estudo de_ _c__aso_ realizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de apreciação da estética musical.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em sala de aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação do _Estudo de_ _c__aso_ e do infográfico produzido.

Ações do professor

  • Apresentar a orquestra e seus instrumentos.
  • Orientar os grupos durante as etapas do _Estudo de_ _c__aso_.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à orquestra para apresentar no _Estudo de_ _c__aso_.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados e informações.
  • Criar um infográfico com informações sobre a orquestra e apresentar as conclusões do _Estudo de_ _c__aso_.