Aula sobre Orquestra
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A orquestra é um grupo musical composto por instrumentos de diferentes famílias, como cordas, sopros, metais e percussão. Ela é uma das formas mais complexas e completas de música, capaz de produzir uma grande variedade de sons e sensações. A orquestra pode ser encontrada em diversas situações, desde apresentações musicais em teatros e concertos até em trilhas sonoras de filmes e séries. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer melhor a orquestra e suas características, bem como a desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que incentiva a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique o que é uma orquestra, quais os instrumentos que a compõem e como ela funciona. Mostre aos alunos vídeos e imagens para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e estimule uma discussão sobre os diferentes estilos musicais que podem ser tocados por uma orquestra, como música clássica, jazz, rock, entre outros. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para ser utilizado na avaliação da atividade a seguir.Etapa 4 - Debate crítico
Os alunos deverão debater sobre a importância da orquestra na música e na cultura, levando em consideração os diferentes estilos musicais. Medie o debate e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e avaliar o desempenho dos colegas conforme o template de avaliação por rubrica criado na etapa 3.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância da orquestra na música e na cultura, bem como sobre o processo de aprendizagem vivenciado pelos alunos durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da orquestra na música e na cultura.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate crítico.
- Qualidade das conclusões apresentadas.
- Uso adequado do template de avaliação por rúbrica.
- Cooperação e respeito aos colegas durante as atividades em grupo.
- Reflexão crítica sobre a importância da orquestra na música e na cultura.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os conceitos envolvidos.
- Mediar o debate crítico e incentivar a participação de todos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Conduzir a reflexão final sobre o processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate crítico.
- Trabalhar em grupo para discutir e apresentar conclusões.
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Avaliar o desempenho dos colegas conforme o template criado.
- Refletir criticamente sobre a importância da orquestra na música e na cultura.