Aula sobre Orquestra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos serão apresentados ao tema orquestra, que é um conjunto de músicos que tocam diferentes instrumentos musicais em conjunto. A orquestra é um elemento importante na música clássica, mas também pode ser encontrada em outros gêneros musicais. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique sua importância na música. Em seguida, mostre aos alunos um vídeo curto sobre o assunto.Etapa 2 - Mapa conceitual
Divida os alunos em grupo para criar um mapa conceitual sobre a orquestra. Cada grupo deve criar uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações claras sobre como criar um mapa conceitual e estar disponível para ajudar os alunos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os grupos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de diferentes estilos musicais que utilizam a orquestra, como a música clássica, o jazz e a trilha sonora de filmes. Os alunos devem prestar atenção aos diferentes instrumentos musicais utilizados em cada estilo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Estimule uma discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados. Eles devem identificar os diferentes instrumentos musicais utilizados em cada estilo e como a orquestra é utilizada na música.Etapa 6 - Reflexão individual
Peça que cada aluno uma reflexão individual sobre o que aprendeu nesta aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da orquestra na música e incentivando os alunos a continuarem explorando diferentes estilos musicais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
- Contextualizar os diferentes estilos musicais no tempo e no espaço.
- Aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual em grupo.
- Participação ativa na discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Reflexão individual clara e bem fundamentada sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância na música.
- Fornecer orientações claras sobre como criar um mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de diferentes estilos musicais que utilizam a orquestra.
- Estar disponível para ajudar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
- Incentivar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Escrever uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.