Aula sobre Orquestra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao tema orquestra, que é um conjunto de músicos que tocam diferentes instrumentos musicais em conjunto. A orquestra é um elemento importante na música clássica, mas também pode ser encontrada em outros gêneros musicais. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique sua importância na música. Em seguida, mostre aos alunos um vídeo curto sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Divida os alunos em grupo para criar um mapa conceitual sobre a orquestra. Cada grupo deve criar uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações claras sobre como criar um mapa conceitual e estar disponível para ajudar os alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de diferentes estilos musicais que utilizam a orquestra, como a música clássica, o jazz e a trilha sonora de filmes. Os alunos devem prestar atenção aos diferentes instrumentos musicais utilizados em cada estilo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados. Eles devem identificar os diferentes instrumentos musicais utilizados em cada estilo e como a orquestra é utilizada na música.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Peça que cada aluno uma reflexão individual sobre o que aprendeu nesta aula e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da orquestra na música e incentivando os alunos a continuarem explorando diferentes estilos musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Contextualizar os diferentes estilos musicais no tempo e no espaço.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual em grupo.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Reflexão individual clara e bem fundamentada sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância na música.
  • Fornecer orientações claras sobre como criar um mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de diferentes estilos musicais que utilizam a orquestra.
  • Estar disponível para ajudar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Escrever uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.