Aula sobre Ortografia Agente E A Gente
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A ortografia é fundamental para a escrita correta e ajuda a transmitir uma imagem profissional e confiável. Neste material, vamos utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos aprenderão regras básicas de ortografia. Eles irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, e essa atividade ajudará a desenvolver a habilidade de escrever corretamente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique as regras básicas de ortografia para "agente" e "a gente". Você pode fornecer exemplos práticos para ajudar os alunos a entenderem melhor o tema.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um diário de bordo para estudar sobre "agente" e "a gente".Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado a "agente" e "a gente", como uma confusão entre as grafias em um texto. Eles podem fazer isso pesquisando exemplos na internet ou em livros didáticos. Forneça fontes confiáveis para ajudar os alunos em suas pesquisas.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá gerar alternativas para resolver o problema identificado na etapa anterior (exemplo: métodos para diferenciar as grafias de "agente" e "a gente").Etapa 5 - Criação de soluções
Com base nas alternativas geradas na etapa anterior, cada grupo deverá definir as soluções para o problema identificado.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. O diário deve conter informações sobre o problema, alternativas e soluções.Etapa 7 - Discussão final
Promova uma discussão final sobre o tema e os diários de bordo criados pelos alunos. Faça perguntas aos alunos para garantir que eles entenderam o tema e conseguiram aplicar as regras de ortografia corretamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrever obedecendo às convenções da língua escrita.
- Fomentar a criatividade e a colaboração em grupo.
- Ajudar os alunos a entender como "agente" e "a gente" são usados no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos de identificar um problema relacionado a "agente" e "a gente".
- Qualidade das alternativas e soluções geradas pelos grupos.
- Clareza e organização dos diários de bordo criados pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em aplicar as regras de ortografia corretamente.
- Participação ativa dos alunos na discussão final.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Fornecer fontes confiáveis para ajudar os alunos em suas pesquisas.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Fazer perguntas para garantir que os alunos entendam o tema e apliquem as regras de ortografia corretamente.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um diário de bordo.
- Identificar o problema relacionado às palavras "agente" e "a gente".
- Gerar alternativas e criar soluções para o problema.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.
- Participar ativamente da discussão final.