Aula sobre Ortografia Agente E A Gente
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o objetivo da metodologia e o tema que será trabalhado. Você pode apresentar exemplos de palavras que possuem grafias semelhantes e significados diferentes.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1Nessa estação, os alunos trabalharão com um jogo de memória. O objetivo é que eles memorizem a grafia correta de cada palavra. Você pode preparar cartas com palavras como "agente", "a gente", "sinto", "cinto", entre outras.
Estação 2
Nessa estação, os alunos trabalharão com um texto que apresenta as palavras "agente" e "a gente". O objetivo é que eles identifiquem a diferença entre as duas grafias e como elas são utilizadas em um contexto. O texto pode falar sobre as profissões de agentes e como "a gente" pode se referir a um grupo de pessoas.
Estação 3
Nessa estação, os alunos trabalharão com um jogo da memória de palavras e imagens. O objetivo é que eles encontrem as palavras "agente" e "a gente" e relacionem com imagens da profissão e de um grupo de pessoas, por exemplo. Você pode preparar um jogo com palavras e imagens relacionadas à escola e incluir as palavras "agente" e "a gente".
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a realização das estações, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam sobre "agente" e "a gente". Você pode fazer perguntas para incentivar a discussão, como "Qual é a diferença entre 'agente' e 'a gente'?" ou "Como você pode identificar a grafia correta de cada palavra?".Etapa 4 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce os pontos importantes. Você pode dar feedback aos alunos sobre seu desempenho nas atividades e ressaltar a importância da ortografia para a comunicação efetiva.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrever palavras corretamente;
- Estimular a memória visual dos alunos;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da diferença entre "agente" e "a gente";
- Grafia correta de "agente" e "a gente";
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e a metodologia utilizada;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho nas atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Colaborar com os colegas nas atividades em grupo;
- Identificar e utilizar corretamente "agente" e "a gente".