Aula sobre Ortografia Agente E A Gente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ortografia é muito importante na língua portuguesa, já que escrever corretamente é fundamental para se comunicar de forma eficiente. Neste material, vamos entender a diferença entre "agente" e "a gente". A metodologia escolhida é a Sala de Aula Invertida, e alunos deverão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para exemplificar a importância da ortografia na vida cotidiana, você pode citar situações em que a escrita correta é essencial, como a elaboração de um currículo ou a escrita de uma redação.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Distribua um material de apoio para que os alunos estudem sobre as palavras "agente" e "a gente". O material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação em slides. Os alunos deverão estudar o material em casa e tirar dúvidas na sala de aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Inicie a aula falando sobre ortografia e discuta com os alunos a importância da escrita correta e como isso pode impactar suas vidas. Você pode apresentar alguns exemplos de frases em que "agente" e "a gente" são escritos de forma errada. Em seguida, divida a turma em grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os grupos deverão criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. Você pode fornecer um modelo para ajudar os alunos na criação de seus mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas aos alunos para aprofundar a discussão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exercícios de fixação

    Distribua exercícios para os alunos praticarem o que aprenderam. Os exercícios podem ser questões de múltipla escolha, atividades de preencher lacunas ou de reescrever frases.

  6. Etapa 6 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios e discuta com a turma as respostas corretas. Os alunos podem esclarecer suas dúvidas e levantar os pontos em que tiveram mais dificuldade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da ortografia para a comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras em conformidade com a ortografia;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de criar um mapa conceitual para organizar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Desempenho dos alunos nos exercícios de fixação;
  • Participação dos alunos nas discussões em sala de aula;
  • Clareza e correção ortográfica nas apresentações dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da ortografia na comunicação;
  • Fornecer material de apoio para estudo;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Corrigir os exercícios e discutir as respostas corretas com os alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em todos os momentos da aula.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio fornecido;
  • Criar um mapa conceitual com a ajuda do professor e dos colegas de grupo;
  • Participar ativamente nas discussões em sala de aula;
  • Realizar os exercícios de fixação propostos pelo professor;
  • Apresentar o mapa conceitual com clareza e correção ortográfica.