Ortografia "j" ou "g"

Você sabe quando usar o "j" e o "g" corretamente? Às vezes pode ser confuso saber qual dos dois usar. Nessa aula de Português, vamos tirar todas as dúvidas. Pega o caderno e acompanhe o vídeo!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quando as letras g e j estão juntas com e e i, elas têm o mesmo som, e isto acaba causando muita confusão! Leia com atenção as frases selecione aquela que está escrita de forma errada:

    A) Se você continuar dizendo bobajem, ninguém vai te respeitar.

    B) Eu adoro comer canjica.

    C) O mensageiro trouxe um recado.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    A ortografia é uma das habilidades mais importantes na escrita, pois ela permite que as palavras sejam escritas de forma correta e compreensível. A aula sobre "Ortografia 'j' ou 'g'" ensinará aos alunos a diferença entre essas duas letras e quando utilizá-las corretamente. Essa habilidade é essencial para os alunos poderem escrever de forma clara e objetiva, evitando, erros que prejudiquem a compreensão do texto. Durante a aula, os alunos serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar o progresso da aprendizagem.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A ortografia é uma das principais dificuldades dos estudantes em relação à língua portuguesa. O uso correto das letras "j" ou "g" é um exemplo disso, já que muitas palavras podem ser escritas com ambas as letras. É importante que os alunos aprendam a utilizar a ortografia correta para poderem se comunicar de forma eficaz e clara. Os estudantes irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, criando um diário de bordo em grupo, para desenvolverem a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A ortografia é uma das áreas mais importantes da língua portuguesa, por ser fundamental para a comunicação escrita ser clara e eficiente. O uso correto das letras "j" ou "g" é uma das dificuldades mais comuns encontradas pelos estudantes. Por isso, nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, eles terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de aprimorar a ortografia.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A ortografia é uma das principais dificuldades dos estudantes na língua portuguesa. Portanto, trabalharemos especificamente a escrita das palavras com "j" ou "g". Essas letras podem gerar muita confusão, mas são fundamentais para escrever corretamente. Alguns exemplos de palavras com "j" ou "g" são: jogo, girafa, jeito, giz, janela, gengibre, entre outras. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A ortografia é uma parte fundamental do aprendizado da língua portuguesa. A correta escrita de palavras é fundamental para a compreensão e comunicação efetiva. Nesta aula, vamos nos concentrar na diferenciação entre as letras "j" e "g". Essas letras são frequentemente confundidas e mal escritas, o que pode levar a erros de comunicação e compreensão. Para auxiliar os alunos a entender melhor a diferença entre essas letras, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias. Isso ajudará os alunos a visualizar e entender melhor o assunto.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A ortografia é uma das habilidades mais importantes na escrita em português. Vamos nos concentrar na escrita correta de palavras com “j” ou “g”. É importante que os alunos compreendam a diferença entre as duas letras e quando usá-las corretamente. A metodologia ativa Rotação por estações será usada para tornar a aula mais envolvente e didática. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupos e aprender de forma mais interativa. Alguns exemplos de palavras com “j” ou “g” incluem “girafa”, “jogar”, “gelo” e “jardim”.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: