Aula sobre Ortografia X Ou Ch

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A ortografia é um dos principais desafios da língua portuguesa, e muitas vezes pode gerar confusão entre os estudantes. Nesta aula, os alunos vão estudar a diferença entre as palavras "x" e "ch". Essa distinção é fundamental para escrever corretamente palavras como "enxergar", "chá" e "enxame". Para ajudar os alunos a compreenderem a diferença entre essas letras, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _b__aseada em_ _p__roblemas_. Os alunos criarão um diário de bordo em grupo, no qual irão identificar palavras com "x" e "ch" que geram dúvida e discutirão possíveis soluções para escrevê-las corretamente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a diferença entre as letras "x" e "ch". Em seguida, apresente alguns exemplos de palavras que geram dúvida, como "enxergar", "chá" e "enxame".

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel em branco para criar o diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo irá escolher uma palavra com "x" ou "ch" que gera dúvida e escrevê-la no diário de bordo. Em seguida, deverão discutir em grupo qual é o problema com essa palavra e anotar no diário. Oriente os alunos durante esse processo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão discutir possíveis formas de escrever a palavra corretamente e anotar no diário de bordo. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá apresentar a palavra escolhida, o problema identificado e as alternativas discutidas. Em seguida, o grupo irá escolher a solução mais adequada e anotar no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir em conjunto as palavras escolhidas e as soluções encontradas. Medie a discussão e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula reforçando a importância da ortografia correta e da prática para escrever corretamente. Os alunos deverão entregar o diário de bordo ao final da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Incentivar a criatividade e a busca por soluções criativas para os problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Clareza e coerência na apresentação das palavras e soluções encontradas.
  • Correção ortográfica das palavras apresentadas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e os objetivos da atividade.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular o debate construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Identificar e discutir problemas relacionados à ortografia das palavras.
  • Propor soluções criativas e adequadas para escrever as palavras corretamente.