Aula sobre Ortografia X Ou Ch

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Explique aos alunos que a ortografia é uma parte muito importante da Língua Portuguesa, pois ela nos ajuda a escrever e ler com mais clareza e eficiência. A grafia das palavras pode mudar o seu significado e, por isso, é importante saber escrevê-las corretamente. Vamos trabalhar a diferença entre as palavras com "x" e "ch" e aprender algumas dicas para não errar na hora de escrevê-las.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos se eles sabem a diferença entre as palavras com "x" e "ch". Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, dependendo da quantidade presente em sala.

  2. Etapa 2 - Distribuição de palavras

    Entregue aos grupos um pacote com 5 palavras escritas com “x” e “ch”, porém, no espaço dessas letras, haverá um quadrado em branco para que os próprios alunos possam completar.

  3. Etapa 3 - Mão na massa

    Explique aos alunos que cada grupo ficará responsável por preencher as palavras com as letras que faltam e que eles deverão decidir juntos qual é a maneira correta de escrevê-las.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Após encontrar a forma correta de preencher as palavras, cada grupo deverá elaborar uma história curta contendo todas as palavras dadas ao grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos deverão eleger um representante para contar a história produzida para a turma. No momento da apresentação, peça aos alunos que apontem se as palavras foram escritas com “x” ou “ch”. Avalie se os alunos escreveram da forma correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita com correção ortográfica;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula;
  • Dar exemplos de critérios de avaliação;
  • Avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Completar as palavras com “x”ou “ch”;
  • Trabalhar em equipe;
  • Produzir textos;
  • Apresentar e avaliar as apresentações dos outros grupos.