Aula sobre Ortografia X Ou Ch

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Comece a aula perguntando aos alunos se eles já tiveram dificuldades para escrever ou pronunciar palavras com "x" ou "ch". Explique que pode parecer confuso, mas é importante aprendê-las corretamente para uma comunicação efetiva e para o uso correto da ortografia.

  1. Etapa 1 - Formação dos grupos

    Oriente os alunos a se dividirem em duplas.

  2. Etapa 2 - Resposta individual

    Cada dupla receberá um pacote de palavras com “x” ou “ch”. O espaço destinado para essas letras deverá estar em branco, para que os alunos possam preencher com as letras que acharem corretas. Cada membro da dupla fará individualmente 2 ou 3 palavras.

  3. Etapa 3 - Avaliação ente pares

    Após concluir o preenchimento das letras, as duplas trocam as palavras entre eles. Agora, eles deverão avaliar se as palavras estão escritas corretamente ou não.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada dupla deve apresentar suas palavras para o restante da turma, que deverão avaliar novamente se as palavras estão escritas da forma correta ou não. Dê o veredito final, apontando se realmente a palavra está certa. Para cada palavra correta, a turma ganha 1 ponto.

  5. Etapa 5 - Feedback e encerramento

    Ofereça um feedback para a turma, reforçando que, quanto mais leitura temos, mais ampliamos o nosso vocabulário e conseguimos compreender a ortografia das palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita;
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização da dupla: a dupla deve estar organizado e responsável por cumprir as tarefas propostas;
  • Construção dos argumentos: os argumentos apresentados devem concordar com o tema proposto e serem claros e objetivos;
  • Apresentação e comunicação: a apresentação deve ser clara e objetiva, e a comunicação entre os membros da dupla deve ser efetiva;
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho da dupla na atividade.

Ações do professor

  • Contextualização: apresentar o tema de maneira clara e objetiva, com exemplos práticos;
  • Orientação: explicar as regras da atividade e orientar as duplas durante todo o processo;
  • Monitoramento: acompanhar o desenvolvimento dos grupos e ajudá-los a superar possíveis dificuldades;
  • Feedback: dar feedbacks construtivos às duplas, incentivando a melhoria contínua;
  • Avaliação: avaliar a atividade na totalidade e os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Organização do grupo: definir as funções de cada membro do grupo e estabelecer um cronograma de atividades;
  • Comunicação: manter uma comunicação efetiva entre os membros do grupo para garantir a realização das atividades;
  • Autoavaliação: avaliar o próprio desempenho na atividade e buscar melhorias;
  • Avaliação dos pares: avaliar o desempenho dos outros colegas conforme os critérios estabelecidos.