Aula sobre Ortografia X Ou Ch
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A ortografia é um tema bastante importante na língua portuguesa, pois é responsável por garantir a correção na escrita das palavras. Nesta aula, os alunos irão conhecer especificamente com a diferença entre as palavras que contêm "x" e "ch". Essa é uma dificuldade comum entre os estudantes e pode gerar erros frequentes em textos e redações. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando sobre a importância da ortografia e apresentando a diferença entre as palavras que contêm "x" e "ch". Em seguida, oriente os alunos em um brainstorming sobre palavras que contêm essas letras.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Divida os alunos em grupos, que deverão pesquisar palavras que contenham "x" e "ch" e suas respectivas definições. Cada grupo deverá registrar suas descobertas em um documento compartilhado pelos alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, que poderá complementar as informações e esclarecer dúvidas.Etapa 4 - Jogo da ortografia
Proponha um jogo da ortografia, em que os alunos deverão escrever palavras que contêm "x" e "ch" de acordo com as regras apresentadas. O jogo pode ser feito em duplas ou em grupos.Etapa 5 - Criação do template de registro de aprendizagem
Oriente os alunos na criação de um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dê exemplos de como esse registro pode ser feito.Etapa 6 - Aplicação do template
Os alunos aplicarão o template de registro de aprendizagem na escrita de frases que contenham palavras com "x" e "ch". Oriente e corrija os erros ortográficos.Etapa 7 - Fechamento
Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da ortografia na escrita correta das palavras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
- Estimular a pesquisa e a colaboração em grupo.
- Promover o uso de metodologias ativas, como o _Ensino_ _h__íbrido_, para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Correção ortográfica nas atividades realizadas em sala de aula.
- Utilização correta do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva sobre o tema da aula.
- Orientar e corrigir os erros ortográficos dos alunos.
- Propor atividades dinâmicas e envolventes para estimular o aprendizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
- Realizar as atividades com atenção e cuidado para evitar erros ortográficos.
- Colaborar com os colegas de grupo e compartilhar informações.