Aula sobre Ortografia X Ou Ch

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A ortografia é um tema bastante importante na língua portuguesa, pois é responsável por garantir a correção na escrita das palavras. Nesta aula, os alunos irão conhecer especificamente com a diferença entre as palavras que contêm "x" e "ch". Essa é uma dificuldade comum entre os estudantes e pode gerar erros frequentes em textos e redações. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre a importância da ortografia e apresentando a diferença entre as palavras que contêm "x" e "ch". Em seguida, oriente os alunos em um brainstorming sobre palavras que contêm essas letras.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos, que deverão pesquisar palavras que contenham "x" e "ch" e suas respectivas definições. Cada grupo deverá registrar suas descobertas em um documento compartilhado pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, que poderá complementar as informações e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Jogo da ortografia

    Proponha um jogo da ortografia, em que os alunos deverão escrever palavras que contêm "x" e "ch" de acordo com as regras apresentadas. O jogo pode ser feito em duplas ou em grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Oriente os alunos na criação de um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de check-in e check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dê exemplos de como esse registro pode ser feito.

  6. Etapa 6 - Aplicação do template

    Os alunos aplicarão o template de registro de aprendizagem na escrita de frases que contenham palavras com "x" e "ch". Oriente e corrija os erros ortográficos.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da ortografia na escrita correta das palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração em grupo.
  • Promover o uso de metodologias ativas, como o _Ensino_ _h__íbrido_, para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Correção ortográfica nas atividades realizadas em sala de aula.
  • Utilização correta do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva sobre o tema da aula.
  • Orientar e corrigir os erros ortográficos dos alunos.
  • Propor atividades dinâmicas e envolventes para estimular o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
  • Realizar as atividades com atenção e cuidado para evitar erros ortográficos.
  • Colaborar com os colegas de grupo e compartilhar informações.