Aula sobre Ortografia X Ou Ch

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ortografia é uma das principais áreas de estudo da língua portuguesa, pois é responsável por garantir a correta escrita das palavras. Nesta aula, os alunos estudarão especificamente a diferença entre as palavras com "x" e "ch", que muitas vezes geram dúvidas na hora de escrever. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri para discutir e defender suas opiniões sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente aos alunos um texto contendo palavras com "x" e "ch" e peça que eles identifiquem as palavras escritas corretamente e as que estão escritas de forma incorreta.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Explique as regras de ortografia para o uso do "x" e do "ch", apresentando exemplos e tirando as dúvidas dos alunos.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. O grupo defensor irá defender a importância do uso correto das palavras com "x" e "ch", enquanto o grupo opositor irá argumentar que não há necessidade de se preocupar com a ortografia. A banca julgadora irá avaliar os argumentos de cada grupo e o público irá assistir e participar do debate.

  4. Etapa 4 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor terão que se reunir e preparar seus argumentos. A banca julgadora deve preparar as perguntas que farão aos grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    O grupo defensor deve apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor, que também apresentar seus argumentos. A banca julgadora deve fazer perguntas aos grupos e os grupos terão que responder. Por fim, cada grupo terá que fazer suas considerações finais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate, destacando os principais argumentos de cada grupo e reforçando a importância do uso correto das palavras com "x" e "ch".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Respeito às regras de ortografia na produção de textos escritos.
  • Participação ativa e construtiva dos alunos no debate.

Ações do professor

  • Apresentar as regras de ortografia de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate.
  • Mediar o debate, garantindo que as regras sejam respeitadas e que todos tenham a oportunidade de se expressar.

Ações do aluno

  • Identificar as palavras escritas corretamente e as que estão escritas de forma incorreta.
  • Preparar argumentos consistentes e coerentes para o debate.
  • Participar ativamente do debate, respeitando as regras e as opiniões dos colegas.