Aula sobre Ortografia X Ou Ch
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A ortografia é uma das principais áreas de estudo da língua portuguesa, pois é responsável por garantir a correta escrita das palavras. Nesta aula, os alunos estudarão especificamente a diferença entre as palavras com "x" e "ch", que muitas vezes geram dúvidas na hora de escrever. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de júri para discutir e defender suas opiniões sobre o tema.
Etapa 1 - Aquecimento
Apresente aos alunos um texto contendo palavras com "x" e "ch" e peça que eles identifiquem as palavras escritas corretamente e as que estão escritas de forma incorreta.Etapa 2 - Explicação
Explique as regras de ortografia para o uso do "x" e do "ch", apresentando exemplos e tirando as dúvidas dos alunos.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. O grupo defensor irá defender a importância do uso correto das palavras com "x" e "ch", enquanto o grupo opositor irá argumentar que não há necessidade de se preocupar com a ortografia. A banca julgadora irá avaliar os argumentos de cada grupo e o público irá assistir e participar do debate.Etapa 4 - Preparação dos grupos
Os grupos defensor e opositor terão que se reunir e preparar seus argumentos. A banca julgadora deve preparar as perguntas que farão aos grupos.Etapa 5 - Debate
O grupo defensor deve apresentar seus argumentos, seguido pelo grupo opositor, que também apresentar seus argumentos. A banca julgadora deve fazer perguntas aos grupos e os grupos terão que responder. Por fim, cada grupo terá que fazer suas considerações finais.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do debate, destacando os principais argumentos de cada grupo e reforçando a importância do uso correto das palavras com "x" e "ch".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover a interação e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Respeito às regras de ortografia na produção de textos escritos.
- Participação ativa e construtiva dos alunos no debate.
Ações do professor
- Apresentar as regras de ortografia de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação de todos os alunos no debate.
- Mediar o debate, garantindo que as regras sejam respeitadas e que todos tenham a oportunidade de se expressar.
Ações do aluno
- Identificar as palavras escritas corretamente e as que estão escritas de forma incorreta.
- Preparar argumentos consistentes e coerentes para o debate.
- Participar ativamente do debate, respeitando as regras e as opiniões dos colegas.