Aula sobre Ortografia X Ou Ch

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ortografia é uma das regras mais importantes da língua portuguesa. Nesta aula, os alunos estudarão a diferença entre as palavras "x" e "ch", que muitas vezes geram dúvidas na hora da escrita. Para isso, será a metodologia ativa _Rotação por estações_, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema. É importante lembrar que a ortografia é uma habilidade que deve ser praticada constantemente, e que o objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a diferença entre as palavras "x" e "ch". Faça uma revisão das regras ortográficas, com exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Jogo da memória

    Oriente os alunos na criação de um jogo da memória com palavras que possuem "x" e "ch". Eles deverão escrever as palavras em cartões e misturá-los. Depois, deverão jogar o jogo da memória em duplas, identificando as palavras corretas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ditado

    Oriente os alunos na criação de um ditado com palavras que possuem "x" e "ch". Eles deverão ditar as palavras para seus colegas e, em seguida, corrigir juntos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Caça-palavras

    Oriente os alunos na criação de um caça-palavras com palavras que possuem "x" e "ch". Eles deverão escrever as palavras em uma grade e, em seguida, trocar com seus colegas para encontrar as palavras corretas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma revisão das atividades realizadas e tirar as dúvidas dos alunos. Faça uma reflexão sobre a importância da ortografia na comunicação escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção das atividades.
  • Reforçar a importância da prática constante da ortografia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação e realização das atividades.
  • Correção ortográfica das palavras escritas pelos alunos.
  • Cooperação e respeito pelos colegas durante as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar as regras ortográficas.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação das atividades.
  • Fazer a revisão das atividades e tirar as dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar atividades relacionadas ao tema.
  • Participar ativamente das atividades criadas pelos colegas.
  • Escrever palavras com correção ortográfica.