Aula sobre Os Africanos No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Estudar sobre "Os africanos no Brasil" é importante para que os alunos compreendam a diversidade étnico-racial e étnico-cultural do país. É fundamental que os estudantes entendam a importância da cultura africana na formação da sociedade brasileira e como essa cultura influenciou a nossa história. Utilize exemplos práticos, como a música, a culinária, a dança e a religião, que são influenciadas pela cultura africana e estão presentes no cotidiano dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie organizando uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre a cultura africana e sua influência no Brasil. Em seguida, apresente o tema e explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um subtema relacionado aos africanos no Brasil, como a escravidão, a cultura, a religião, a culinária, entre outros. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o subtema pesquisado, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior. Oriente os alunos sobre a construção dos argumentos e a organização da apresentação.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu subtema para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 3. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e preencher o template de avaliação.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após todas as apresentações, promova uma discussão sobre os subtemas apresentados e a importância da cultura africana na formação da sociedade brasileira.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na construção dos argumentos.
  • Promover a organização dos grupos.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
  • Avaliar as apresentações e dar feedbacks construtivos.
  • Conduzir a discussão sobre os subtemas apresentados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Preparar a apresentação.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão sobre os subtemas apresentados.