Aula sobre Os Africanos No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A presença africana no Brasil é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e da nossa cultura. Os africanos foram trazidos para o Brasil como escravos e, mesmo depois da abolição da escravatura, continuaram a sofrer com a discriminação e o preconceito. É importante que os alunos compreendam a importância da cultura africana para a formação da nossa sociedade e a necessidade de valorizar a diversidade étnico-racial e étnico-cultural. Neste momento, os alunos irão utilizar a metodologia Design Sprint para criar um template que os ajudará a entender melhor a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Os africanos no Brasil" e explique a importância da cultura africana para a formação da nossa sociedade. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações que já possuem sobre o tema e as perguntas que gostariam de responder. Oriente-os na criação do mapa mental.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher as perguntas mais importantes que gostariam de responder sobre o tema e irão definir os objetivos da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema e criar um infográfico que responda às perguntas selecionadas na etapa anterior. Oriente-os na criação do infográfico.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar os infográficos criados e discutir em grupo sobre o que aprenderam. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um infográfico.
  • Promover a valorização da diversidade étnico-racial e étnico-cultural.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema "Os africanos no Brasil".
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Seleção das perguntas mais importantes sobre o tema.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Os africanos no Brasil".
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Avaliar a qualidade do infográfico criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
  • Criar um mapa mental com as informações que já possuem sobre o tema e as perguntas que gostariam de responder.
  • Escolher as perguntas mais importantes que gostariam de responder sobre o tema e definir os objetivos da pesquisa.
  • Pesquisar sobre o tema e criar um infográfico que responda às perguntas selecionadas.
  • Apresentar os infográficos criados e discutir em grupo sobre o que aprenderam.