Aula sobre Os Africanos No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A presença africana no Brasil é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e da nossa cultura. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica sobre o tema. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão abordados temas como a escravidão, a cultura afro-brasileira e a importância da preservação da cultura africana no Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da presença africana no Brasil. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Cada grupo terá que apresentar seu template de avaliação por rúbrica e defender seus argumentos. Após as apresentações, os alunos terão que debater e analisar criticamente os argumentos apresentados pelos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e reforce a importância da preservação da cultura africana no Brasil.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos poderão ser convidados a pesquisar mais sobre o tema e escrever um texto reflexivo sobre o que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação da cultura africana no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate e na análise crítica dos argumentos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da análise crítica dos argumentos apresentados.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Pesquisar mais sobre o tema e escrever um texto reflexivo sobre o que aprenderam durante a aula.