Aula sobre Os Africanos No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A presença africana no Brasil é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e da nossa cultura. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica sobre o tema. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão abordados temas como a escravidão, a cultura afro-brasileira e a importância da preservação da cultura africana no Brasil.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da presença africana no Brasil. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate crítico
Cada grupo terá que apresentar seu template de avaliação por rúbrica e defender seus argumentos. Após as apresentações, os alunos terão que debater e analisar criticamente os argumentos apresentados pelos outros grupos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e reforce a importância da preservação da cultura africana no Brasil.Etapa 6 - Tarefa de casa
Os alunos poderão ser convidados a pesquisar mais sobre o tema e escrever um texto reflexivo sobre o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação da cultura africana no Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate e na análise crítica dos argumentos apresentados.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da análise crítica dos argumentos apresentados.
- Criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Pesquisar mais sobre o tema e escrever um texto reflexivo sobre o que aprenderam durante a aula.