Aula sobre Os Africanos No Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá vivenciar todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - MúsicaNa primeira estação, os alunos irão ouvir músicas africanas e brasileiras que foram influenciadas pela cultura africana. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as músicas e como a cultura africana influenciou a música brasileira.
Estação 2 - Arte
Na segunda estação, os alunos irão observar obras de arte de artistas africanos e brasileiros que foram influenciados pela cultura africana. Em seguida, eles irão criar suas próprias obras de arte inspiradas na cultura africana.
Estação 3 - História
Na terceira estação, os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre a presença africana no Brasil e como ela influenciou a nossa sociedade. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre as informações que aprenderam e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.
Etapa 3 - Conclusão
Na conclusão, reúna a turma e cada grupo irá apresentar o que aprendeu em cada estação. Em seguida, faça uma síntese do que foi aprendido e como a cultura africana influenciou a nossa sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do tema e das informações apresentadas.
- Criatividade e originalidade nas obras de arte criadas pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Discutir ideias em grupo e compartilhar conhecimentos.
- Criar obras de arte inspiradas na cultura africana.