Aula sobre Os Africanos No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A presença africana no Brasil é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e da nossa cultura. Os africanos foram trazidos para o Brasil como escravizados e, apesar de todas as dificuldades, conseguiram manter suas tradições e costumes, que hoje fazem parte da nossa identidade cultural. Vamos explorar a presença africana no Brasil e como ela influenciou a nossa sociedade. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá vivenciar todas as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Música

    Na primeira estação, os alunos irão ouvir músicas africanas e brasileiras que foram influenciadas pela cultura africana. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as músicas e como a cultura africana influenciou a música brasileira.

    Estação 2 - Arte

    Na segunda estação, os alunos irão observar obras de arte de artistas africanos e brasileiros que foram influenciados pela cultura africana. Em seguida, eles irão criar suas próprias obras de arte inspiradas na cultura africana.

    Estação 3 - História

    Na terceira estação, os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre a presença africana no Brasil e como ela influenciou a nossa sociedade. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre as informações que aprenderam e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Na conclusão, reúna a turma e cada grupo irá apresentar o que aprendeu em cada estação. Em seguida, faça uma síntese do que foi aprendido e como a cultura africana influenciou a nossa sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e das informações apresentadas.
  • Criatividade e originalidade nas obras de arte criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Discutir ideias em grupo e compartilhar conhecimentos.
  • Criar obras de arte inspiradas na cultura africana.