Aula sobre Os Africanos No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A presença africana no Brasil é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e da nossa cultura. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio sobre a presença africana no Brasil e como ela se deu. É importante que se traga exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a influência africana na música, na culinária e na religião brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema "Os africanos no Brasil" e contextualize a presença africana no país. Utilize imagens, vídeos e textos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a presença africana no Brasil e como ela se deu. Indique fontes confiáveis para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do Template

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os alunos devem compartilhar seus templates com a turma e discutir as informações encontradas.

  5. Etapa 5 - Criação do Mapa Mental

    Proponha uma atividade em grupo para que os alunos possam criar um mapa mental sobre a presença africana no Brasil.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas mentais para a turma e discutir as informações encontradas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua propondo uma reflexão sobre a importância da presença africana na cultura brasileira e como ela influencia nossa sociedade até hoje.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática)."
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a presença africana no Brasil.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Reflexão crítica sobre a importância da presença africana na cultura brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a presença africana no Brasil.
  • Indicar fontes confiáveis para a pesquisa.
  • Propor atividades em grupo para estimular a colaboração e a troca de informações.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a presença africana no Brasil.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criar um mapa mental sobre a presença africana no Brasil.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a importância da presença africana na cultura brasileira.