Aula sobre Os Africanos No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A presença africana no Brasil é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e da nossa cultura. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio sobre a presença africana no Brasil e como ela se deu. É importante que se traga exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a influência africana na música, na culinária e na religião brasileira.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema "Os africanos no Brasil" e contextualize a presença africana no país. Utilize imagens, vídeos e textos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a presença africana no Brasil e como ela se deu. Indique fontes confiáveis para a pesquisa.Etapa 3 - Criação do Template
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Compartilhamento
Os alunos devem compartilhar seus templates com a turma e discutir as informações encontradas.Etapa 5 - Criação do Mapa Mental
Proponha uma atividade em grupo para que os alunos possam criar um mapa mental sobre a presença africana no Brasil.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos devem apresentar seus mapas mentais para a turma e discutir as informações encontradas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua propondo uma reflexão sobre a importância da presença africana na cultura brasileira e como ela influencia nossa sociedade até hoje.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática)."
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a presença africana no Brasil.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
- Reflexão crítica sobre a importância da presença africana na cultura brasileira.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a presença africana no Brasil.
- Indicar fontes confiáveis para a pesquisa.
- Propor atividades em grupo para estimular a colaboração e a troca de informações.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a presença africana no Brasil.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Criar um mapa mental sobre a presença africana no Brasil.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Refletir criticamente sobre a importância da presença africana na cultura brasileira.