Os bandeirantes na América portuguesa

Anhanguera, Raposo Tavares, Fernão Dias. Já ouviu falar nesses nomes? São muito comuns nas estradas de São Paulo. Eles têm em comum o fato de terem sido bandeirantes. Mas, o que é isso? Vamos aprender nessa aula de História. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    De que forma a criação de gado (pecuária) ajudou no processo de formação do território brasileiro?

    A) A pecuária ajudou a colonizar o interior do Brasil, principalmente pelo Nordeste.

    B) O comércio do gado e as viagens ajudaram a atrair mais europeus pra morar no Brasil.

    C) A pecuária foi importante porque ajudou no processo de interiorização, ou seja, as pessoas foram em direção ao litoral pra criarem gado.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos bandeirantes na América portuguesa e como eles contribuíram para a formação do território brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar imagens de mapas antigos do Brasil e mostrar como as regiões foram sendo descobertas e exploradas pelos bandeirantes. Além disso, pode-se discutir como a exploração de recursos naturais ainda é um tema atual e polêmico.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, vamos explorar a história dos bandeirantes na América portuguesa e analisar a formação histórico-geográfica do território brasileiro por meio de mapas históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas terras, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, vamos entender quem foram os bandeirantes, como eles se organizavam e quais foram as consequências de suas expedições. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai permitir que os alunos criem um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com essa metodologia, os alunos vão aprender de forma mais dinâmica e participativa.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que desbravaram o interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas terras, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos bandeirantes na América portuguesa e como eles contribuíram para a formação do território brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos bandeirantes na América portuguesa e como eles contribuíram para a formação do território brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que desbravaram o interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, encontrar ouro e escravizar indígenas. Nesta aula, vamos estudar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa e analisar a formação histórico-geográfica do território brasileiro por meio de mapas históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate estruturado em que os alunos devem apresentar argumentos e contra-argumentos sobre o tema em questão.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: