Aula sobre Os Bandeirantes Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que desbravaram o interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas terras, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos bandeirantes na América portuguesa e como eles contribuíram para a formação do território brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça uma contextualização sobre as consequências das expedições dos bandeirantes na história do Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder e um secretário para anotar as ideias do grupo.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo irá criar um problema relacionado aos bandeirantes na América portuguesa. Você pode sugerir alguns problemas como: “Sob o interesse de quem foram realizadas as expedições bandeirantes?”, “Quais consequências essas expedições produziram para os povos indígenas e quilombolas da época?”, etc. O problema deve ser claro e objetivo, e deve ser anotado no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo irá discutir e gerar alternativas para resolver o problema criado na etapa anterior. As alternativas devem ser anotadas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para resolver o problema criado na etapa 3. A solução deve ser anotada no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. O líder do grupo irá explicar o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância dos bandeirantes na história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na criação do problema, das alternativas e da solução.
  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução apresentados no diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo para a turma.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância dos bandeirantes na história do Brasil.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Fazer perguntas e expressar opiniões sobre o tema.
  • Participar ativamente durante a aula.