Aula sobre Os Bandeirantes Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos bandeirantes na América portuguesa e como eles contribuíram para a formação do território brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos bandeirantes na história do Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre os bandeirantes e suas expedições. Eles deverão buscar informações em livros, enciclopédias e na internet. Oriente\-os e forneça materiais de apoio.Etapa 3 - Diário de bordo - Problema
Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Na primeira etapa do diário de bordo, os alunos deverão identificar um problema relacionado aos bandeirantes na América portuguesa, como a exploração dos indígenas ou a destruição do meio ambiente.Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas
Na segunda etapa do diário de bordo, os alunos deverão gerar alternativas para resolver o problema identificado. Eles poderão usar a criatividade e a imaginação para propor soluções inovadoras.Etapa 5 - Diário de bordo - Solução
Na terceira etapa do diário de bordo, os alunos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema identificado. Eles deverão justificar a escolha e explicar como a solução poderia ser implementada na época dos bandeirantes.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles deverão explicar o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Avalie a apresentação e forneça feedbacks.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos serão incentivados a compartilhar o que aprenderam. Eles também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na busca por soluções para problemas históricos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a criação do diário de bordo.
- Qualidade do diário de bordo, incluindo a identificação do problema, a geração de alternativas e a solução escolhida.
- Qualidade da apresentação, incluindo a clareza na exposição das ideias e a capacidade de responder a perguntas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os bandeirantes e suas expedições.
- Fornecer materiais de apoio para os alunos.
- Avaliar o diário de bordo e a apresentação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do diário de bordo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.