Aula sobre Os Bandeirantes Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos bandeirantes na América portuguesa e como eles contribuíram para a formação do território brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar imagens de mapas antigos do Brasil e mostrar como as regiões foram sendo descobertas e exploradas pelos bandeirantes. Além disso, pode-se discutir como a exploração de recursos naturais ainda é um tema atual e polêmico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos bandeirantes na história do Brasil. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão se dividir em duplas ou trios e criar um mapa conceitual sobre os bandeirantes na América portuguesa. Cada grupo deve escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça materiais de apoio, como livros e imagens.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate sobre as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais. Medie a discussão e incentive a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância dos bandeirantes na história do Brasil. Além disso, avalie a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e o debate entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza das ideias apresentadas no mapa.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em relacionar o tema com a realidade atual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Fornecer materiais de apoio, como livros e imagens.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar ideias claras e coerentes no mapa conceitual.
  • Relacionar o tema com a realidade atual.
  • Respeitar as ideias dos colegas e colaborar na atividade em grupo.