Aula sobre Os Bandeirantes Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que desbravaram o interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, encontrar ouro e escravizar indígenas. Nesta aula, vamos estudar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa e analisar a formação histórico-geográfica do território brasileiro por meio de mapas históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate estruturado em que os alunos devem apresentar argumentos e contra-argumentos sobre o tema em questão.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a atuação dos bandeirantes na América portuguesa. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa. Eles devem buscar informações sobre as expedições, os objetivos, as consequências e as críticas à atuação dos bandeirantes.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a participação dos grupos no debate.Etapa 4 - Debate
Os grupos devem apresentar seus argumentos e contra-argumentos sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos devem avaliar a participação dos grupos no debate utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 3.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e reforce a importância da análise histórico-geográfica para compreender a formação do território brasileiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise histórico-geográfica por meio de mapas históricos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Argumentação e contra-argumentação coerentes e fundamentadas.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Participação na criação do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e explicar a metodologia ativa.
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos no debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa.
- Criar um template de avaliação por rúbrica.
- Participar ativamente do debate.
- Avaliar a participação dos grupos no debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas.