Aula sobre Os Bandeirantes Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que desbravaram o interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, encontrar ouro e escravizar indígenas. Nesta aula, vamos estudar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa e analisar a formação histórico-geográfica do território brasileiro por meio de mapas históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate estruturado em que os alunos devem apresentar argumentos e contra-argumentos sobre o tema em questão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a atuação dos bandeirantes na América portuguesa. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa. Eles devem buscar informações sobre as expedições, os objetivos, as consequências e as críticas à atuação dos bandeirantes.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a participação dos grupos no debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e contra-argumentos sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar a participação dos grupos no debate utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e reforce a importância da análise histórico-geográfica para compreender a formação do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórico-geográfica por meio de mapas históricos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação e contra-argumentação coerentes e fundamentadas.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Participação na criação do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia ativa.
  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos no debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a atuação dos bandeirantes na América portuguesa.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica.
  • Participar ativamente do debate.
  • Avaliar a participação dos grupos no debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.