Aula sobre Os Bandeirantes Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os bandeirantes foram um grupo de exploradores que se aventuraram pelo interior do Brasil durante o período colonial. Eles foram responsáveis por descobrir novas regiões, capturar indígenas e encontrar ouro e pedras preciosas. Nesta aula, vamos explorar a história dos bandeirantes na América portuguesa e analisar a formação histórico-geográfica do território brasileiro por meio de mapas históricos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos bandeirantes na história do Brasil. Selecione e exiba um vídeo curto sobre o assunto para despertar o interesse dos alunos.Etapa 2 - Estação 1 - Mapas históricos
Os alunos irão analisar mapas históricos da América portuguesa e identificar as regiões exploradas pelos bandeirantes. Eles deverão responder a perguntas sobre as rotas percorridas pelos bandeirantes e as consequências dessas expedições para a formação do território brasileiro.Etapa 3 - Estação 2 - Caça ao tesouro
Os alunos irão participar de uma caça ao tesouro na qual deverão encontrar pistas sobre a história dos bandeirantes. As pistas estarão espalhadas pela sala de aula e os alunos deverão trabalhar em equipe para encontrar todas elas.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre a importância dos bandeirantes na história do Brasil. Eles deverão apresentar argumentos a favor e contra a atuação dos bandeirantes e discutir as consequências dessas expedições para os povos indígenas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce a importância dos bandeirantes na história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar mapas históricos.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater sobre um tema histórico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de análise e interpretação de mapas históricos.
- Habilidade em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Capacidade de argumentação e debate sobre o tema proposto.
- Compreensão da importância dos bandeirantes na história do Brasil.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância do tema.
Ações do aluno
- Analisar mapas históricos e identificar as regiões exploradas pelos bandeirantes.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na caça ao tesouro.
- Argumentar e debater sobre a importância dos bandeirantes na história do Brasil.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Compreender a importância dos bandeirantes na formação histórico-geográfica do território brasileiro.