Aula sobre Os Biomas Brasileiros

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os biomas brasileiros são uma importante característica do território brasileiro, que apresenta grande diversidade de fauna e flora. A aula sobre os biomas brasileiros tem como objetivo apresentar aos alunos as principais características dos biomas brasileiros, bem como sua distribuição e biodiversidade. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, a fim de desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante ressaltar que a metodologia ativa permite que os alunos sejam os protagonistas da aprendizagem, tornando o processo mais envolvente e didático.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que são biomas e como eles se dividem no Brasil. Utilize imagens e mapas para ilustrar a distribuição dos biomas brasileiros.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Em grupos, os alunos devem escolher um bioma brasileiro e listar as principais características e espécies encontradas nesse bioma. Os grupos devem apresentar seus resultados para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher uma espécie encontrada no bioma escolhido e pesquisar sobre suas características e importância para o ecossistema. Os grupos devem apresentar seus resultados para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem criar um cartaz informativo sobre a espécie escolhida. Auxilie os alunos a exporem os cartazes na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu cartaz para a turma e explicar a importância da espécie escolhida para o bioma brasileiro. Os alunos devem avaliar os cartazes dos outros grupos e escolher o melhor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos cartazes.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos cartazes.
  • Coerência e relevância das informações apresentadas.
  • Habilidade dos alunos em apresentar e explicar as informações coletadas.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na elaboração dos cartazes.
  • Avaliar os cartazes e as apresentações dos alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar as pesquisas de forma responsável e organizada.
  • Elaborar os cartazes com criatividade e originalidade.
  • Apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva.
  • Avaliar os cartazes dos outros grupos de forma justa e imparcial.