Aula sobre Os Biomas Brasileiros
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A aula sobre os biomas brasileiros é importante para que os alunos compreendam a diversidade natural do país e a importância da preservação ambiental. Os biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes, que abrigam uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Os cinco biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Durante a aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as características de cada bioma e a importância de preservá-los.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Os biomas brasileiros" e explique a importância da preservação ambiental. Em seguida, informe que para a realização desta aula será utilizada a metodologia ativa Design Thinking.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para cada um dos cinco biomas brasileiros. Eles podem utilizar livros, revistas e a internet para pesquisar informações sobre cada bioma e preencher o mapa.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as características de cada bioma e as principais ameaças à sua preservação.Etapa 4 - Discussão em grupo
A turma irá discutir em grupo as principais ameaças à preservação dos biomas brasileiros e possíveis soluções para esses problemas.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão criar um cartaz ou um vídeo com informações sobre a importância da preservação dos biomas brasileiros e as principais ameaças à sua preservação. Eles podem utilizar as informações dos mapas de empatia e da discussão em grupo para elaborar o material.Etapa 6 - Apresentação das atividades
Cada grupo deverá apresentar suas produções para a turma (cartaz ou vídeo).Etapa 7 - Reflexão sobre a aula
Promova uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como podem aplicar essas informações em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os biomas brasileiros;
- Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância da preservação ambiental;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia;
- Qualidade do cartaz ou vídeo produzido;
- Participação na discussão em grupo;
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa de empatia e do cartaz ou vídeo;
- Reflexão sobre a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking;
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Conduzir a discussão em grupo e a reflexão sobre a aula;
- Avaliar as atividades dos alunos;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa de empatia;
- Contribuir na discussão em grupo;
- Produzir um cartaz ou vídeo de qualidade;
- Apresentar o mapa de empatia e o cartaz ou vídeo de forma clara e objetiva;
- Refletir sobre a aula.