Aula sobre Os Biomas Brasileiros

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os biomas brasileiros são um tema importante para a Geografia e para a compreensão da biodiversidade do nosso país. Os alunos podem relacionar os biomas com a fauna e a flora brasileira, além de entender as diferentes dinâmicas de cada região. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a importância da preservação dos biomas para a manutenção do equilíbrio ecológico e a relação dos biomas com a cultura e a economia regional. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, como a localização e características dos biomas brasileiros, além de suas dinâmicas e biodiversidade. Informe os alunos a respeito da metodologia que será utilizada no desenvolvimento desta aula, esclarecendo todas as dúvidas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Oriente os alunos a formar grupos e criar um template de avaliação por rubrica, com critérios de avaliação para cada um dos subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Apresente os biomas brasileiros existentes e oriente cada grupo a escolher um bioma brasileiro para pesquisar.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    A partir da pesquisa realizada, os grupos devem apresentar as características do bioma escolhido e discutir as dinâmicas e a biodiversidade presentes no bioma.

  5. Etapa 5 - debate crítico

    Reúna os grupos e promova um debate crítico, no qual cada grupo deverá apresentar argumentos a favor e contra a preservação do bioma escolhido.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar as apresentações dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica criado na etapa 2.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Finalize a aula retomando os principais pontos discutidos e reforçando a importância da preservação dos biomas brasileiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos.
  • Compreender a importância da preservação dos biomas brasileiros.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características e dinâmicas do bioma escolhido.
  • Apresentação clara e objetiva do conteúdo.
  • Argumentação coerente e fundamentada.
  • Participação ativa e respeitosa no debate crítico.
  • Utilização adequada das referências bibliográficas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e na organização das apresentações.
  • Mediar o debate crítico e estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos com base no template de avaliação por rubrica.
  • Finalizar a aula com uma síntese dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Pesquisar e apresentar as características do bioma escolhido.
  • Participar ativamente do debate crítico, apresentando argumentos a favor e contra a preservação do bioma.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica.
  • Respeitar os colegas e contribuir para um ambiente de aprendizagem colaborativo.