Aula sobre Os Biomas Brasileiros
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os biomas brasileiros são um tema importante para a Geografia e para a compreensão da biodiversidade do nosso país. Os alunos podem relacionar os biomas com a fauna e a flora brasileira, além de entender as diferentes dinâmicas de cada região. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a importância da preservação dos biomas para a manutenção do equilíbrio ecológico e a relação dos biomas com a cultura e a economia regional. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus subtópicos, como a localização e características dos biomas brasileiros, além de suas dinâmicas e biodiversidade. Informe os alunos a respeito da metodologia que será utilizada no desenvolvimento desta aula, esclarecendo todas as dúvidas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Oriente os alunos a formar grupos e criar um template de avaliação por rubrica, com critérios de avaliação para cada um dos subtópicos.Etapa 3 - Pesquisa
Apresente os biomas brasileiros existentes e oriente cada grupo a escolher um bioma brasileiro para pesquisar.Etapa 4 - Apresentação
A partir da pesquisa realizada, os grupos devem apresentar as características do bioma escolhido e discutir as dinâmicas e a biodiversidade presentes no bioma.Etapa 5 - debate crítico
Reúna os grupos e promova um debate crítico, no qual cada grupo deverá apresentar argumentos a favor e contra a preservação do bioma escolhido.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem avaliar as apresentações dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica criado na etapa 2.Etapa 7 - Finalização
Finalize a aula retomando os principais pontos discutidos e reforçando a importância da preservação dos biomas brasileiros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
- Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos.
- Compreender a importância da preservação dos biomas brasileiros.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características e dinâmicas do bioma escolhido.
- Apresentação clara e objetiva do conteúdo.
- Argumentação coerente e fundamentada.
- Participação ativa e respeitosa no debate crítico.
- Utilização adequada das referências bibliográficas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Auxiliar os grupos na pesquisa e na organização das apresentações.
- Mediar o debate crítico e estimular a participação de todos os alunos.
- Avaliar as apresentações dos grupos com base no template de avaliação por rubrica.
- Finalizar a aula com uma síntese dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Pesquisar e apresentar as características do bioma escolhido.
- Participar ativamente do debate crítico, apresentando argumentos a favor e contra a preservação do bioma.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos com base no template de avaliação por rubrica.
- Respeitar os colegas e contribuir para um ambiente de aprendizagem colaborativo.