Aula sobre Os Biomas Brasileiros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os biomas brasileiros são um tema importante para a compreensão da diversidade natural do país. Eles são formados por diferentes ecossistemas que possuem características próprias, como clima, fauna, flora e solo. Os biomas brasileiros são a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e os Pampas. Cada um desses biomas tem uma importância única para a biodiversidade e para a vida humana. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, que consiste em dividir a turma em grupos e cada grupo realizar uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os seis biomas brasileiros e suas características principais, usando imagens e vídeos. Incentive os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos deverão montar um quebra-cabeça com as características dos seis biomas brasileiros. O objetivo é que os alunos compreendam as diferenças entre os biomas e suas características.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre um dos biomas brasileiros e responder a perguntas sobre o conteúdo. O objetivo é que os alunos aprendam sobre a biodiversidade e as características específicas de cada bioma.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos irão realizar uma atividade prática de identificação de espécies de plantas e animais de um bioma brasileiro. O objetivo é que os alunos aprendam sobre a fauna e a flora dos biomas brasileiros.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Todos os grupos se reunirão para compartilhar o que aprenderam em suas estações. Faça uma síntese dos principais pontos abordados e os alunos serão incentivados a fazer perguntas e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir da metodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das características dos biomas brasileiros.
  • Identificação correta das espécies de plantas e animais dos biomas brasileiros.

Ações do professor

  • Apresentar os biomas brasileiros e suas características principais.
  • Organizar as estações e orientar os alunos nas atividades.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compreender as características dos biomas brasileiros.
  • Identificar corretamente as espécies de plantas e animais dos biomas brasileiros.