Aula sobre Os Biomas Brasileiros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os biomas brasileiros são um tema muito importante para a Geografia, pois eles representam a diversidade natural do nosso país. Os estudantes podem encontrar esses biomas em suas próprias cidades ou em viagens pelo país. É importante que eles saibam como esses biomas funcionam e como a sua preservação é fundamental para a manutenção da biodiversidade. Nesta aula, os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles vão criar um mapa conceitual sobre os biomas brasileiros, o que vai ajudá-los a entender melhor o tema e a se apropriar do conhecimento de forma mais significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre os biomas brasileiros e como eles são importantes para o país. Em seguida, apresente um vídeo ou uma imagem que mostre a diversidade dos biomas brasileiros e como eles se relacionam com a vida das pessoas.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Antes da aula (em casa), os alunos devem ter acesso a um material de estudo sobre os biomas brasileiros. Pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Oriente os alunos a estudarem esse material antes da aula para que eles já tenham um conhecimento prévio sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre os biomas brasileiros. O mapa deve ter uma ideia central (os biomas brasileiros) e 8 sub-ideias, cada uma representando um bioma (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Cada sub-ideia deve ter 2 níveis de profundidade, ou seja, os alunos devem descrever as características gerais do bioma e depois aprofundar em duas características específicas. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual e fornecer materiais de apoio, como imagens e textos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a discussão sobre os biomas brasileiros.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem escolher um bioma brasileiro e criar uma atividade prática que represente as características desse bioma. Pode ser uma maquete, um desenho, uma pintura ou uma outra atividade que os alunos escolherem. Oriente os alunos na criação da atividade e fornecer materiais de apoio.

  6. Etapa 6 - Apresentação das atividades práticas

    Os alunos devem apresentar suas atividades práticas para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a discussão sobre as características dos biomas brasileiros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos biomas brasileiros para a biodiversidade do país. Os alunos devem ser incentivados a continuar estudando o tema e a se engajarem em ações de preservação dos biomas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
  • Estimular a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem.
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da atividade prática criada pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão sobre os biomas brasileiros.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na escolha da atividade prática.
  • Fornecer materiais de apoio para os alunos.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão sobre os biomas brasileiros.

Ações do aluno

  • Estudar o material prévio sobre os biomas brasileiros.
  • Criar o mapa conceitual com as sub-ideias e características dos biomas.
  • Criar uma atividade prática que represente as características de um bioma brasileiro.