Aula sobre Os Caicaras E Seu Modo De Vida
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os caiçaras são um grupo étnico que habita o litoral do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Eles têm um modo de vida peculiar e uma cultura rica em tradições e costumes. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre a cultura caiçara, seus costumes, tradições, culinária e modo de vida. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como documentários, fotos e relatos de moradores da região.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a cultura caiçara. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a cultura caiçara, seus hábitos, costumes e tradições. Disponibilize um material de apoio para auxiliar na pesquisa.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deverá apresentar suas pesquisas e elaborar um esboço do que será abordado na aula. Auxilie na organização das informações e na elaboração dos esboços.Etapa 3 - Decidir
Os grupos deverão discutir e decidir sobre o que será abordado na aula, definindo os tópicos principais e os subtemas. Esteja atento (a) e auxilie na organização das informações e na definição dos tópicos.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deverá elaborar um protótipo da aula, utilizando recursos como cartazes, maquetes, apresentações em slides, entre outros. Oriente eauxilie na elaboração dos protótipos e na organização dos materiais.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Avalie a apresentação dos grupos e auxilie na discussão dos feedbacks.Etapa 6 - Sistematização
Sistematize essa aula reforçando os principais pontos discutidos durante as etapas, utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula realizando uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto. Incentive os alunos a continuarem pesquisando e aprofundando seus conhecimentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a valorização da cultura caiçara e a compreensão da diversidade cultural brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e organização das informações.
- Elaboração de um esboço coerente e bem estruturado.
- Definição clara dos tópicos principais e dos subtemas.
- Elaboração de um protótipo criativo e bem elaborado.
- Apresentação clara e objetiva do protótipo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a cultura caiçara.
- Auxiliar na organização das informações e na elaboração dos esboços.
- Auxiliar na definição dos tópicos principais e dos subtemas.
- Auxiliar na elaboração dos protótipos e na organização dos materiais.
- Avaliar a apresentação dos grupos e auxiliar na discussão dos feedbacks.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e organização das informações.
- Elaborar um esboço coerente e bem estruturado.
- Discutir e decidir sobre os tópicos principais e os subtemas.
- Elaborar um protótipo criativo e bem elaborado.
- Apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.