Aula sobre Os Caicaras E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os caiçaras são um grupo étnico-cultural que habita o litoral brasileiro, especialmente na região sudeste. Eles são conhecidos por suas tradições, modo de vida e relação com o mar. Nesta aula, vamos explorar a cultura caiçara, entender suas tradições e modo de vida, e como eles se relacionam com o ambiente em que vivem. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia e desenvolverão habilidades de avaliação crítica, análise e interpretação de informações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre os caiçaras. Em seguida, organize a turma em grupos com 4 alunos e entregue para cada grupo uma folha com o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos deverão preencher o mapa de empatia com informações sobre os caiçaras, respondendo às perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala e auxilie os alunos no preenchimento do mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá apresentar as informações que coletaram sobre os caiçaras e discutir em conjunto sobre as semelhanças e diferenças entre as informações coletadas.

  4. Etapa 4 - Análise crítica

    Apresente aos alunos algumas informações sobre os caiçaras e seu modo de vida, e os alunos deverão analisar criticamente essas informações e compará-las com as informações coletadas em seus mapas de empatia.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos deverão criar um desenho ou maquete que represente o modo de vida dos caiçaras e sua relação com o ambiente em que vivem.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu desenho ou maquete para a turma e explicará como ele representa o modo de vida dos caiçaras e sua relação com o ambiente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer e valorizar a cultura dos povos que habitam nosso país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de informações.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de desenhos ou maquetes.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Promover a valorização da diversidade cultural brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do preenchimento do mapa de empatia.
  • Qualidade da análise crítica das informações apresentadas.
  • Criatividade e qualidade do desenho ou maquete.
  • Participação ativa na apresentação do desenho ou maquete.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos no preenchimento do mapa de empatia.
  • Estimular a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Apresentar informações relevantes sobre os caiçaras e seu modo de vida.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de desenhos ou maquetes.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da valorização da diversidade cultural brasileira.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preencher o mapa de empatia com informações relevantes sobre os caiçaras.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas pelo professor.
  • Criar um desenho ou maquete que represente o modo de vida dos caiçaras e sua relação com o ambiente.
  • Apresentar o desenho ou maquete para a turma e explicar como ele representa o modo de vida dos caiçaras e sua relação com o ambiente.